Além de God of War: Quais games exclusivos do Playstation dariam boas adaptações no PC? [LISTA]

Após confirmação de God of War no PC, veja quais exclusivos não foram adaptados, mas poderiam - CEO da Sony, Jim Ryan, tem planos para mais games

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 28/11/2021, às 17h00 - Atualizado em 23/04/2022, às 13h30

None
The Last of Us Parte II e Spider-Man (Fotos: Reprodução / Naughty Dog / Insomniac)

God of War (2018) chegou ao PC em 2022. O game mostra a jornada de Kratos e o filho dele, Atreus, pela mitologia nórdica e possui belos visuais. Além disso, marca a reformulação de uma das franquias mais bem sucedidas da Sony. Antes embasada na mitologia grega e focada nos combates, God of War mudou, trabalhando mais na construção do enredo e profundidade dos personagens, rendendo nota 94 no Metacritc - a maior da série.

Apesar de chocar parte do público, não é a primeira vez de um exclusivo do Playstation em outras plataformas — e pode não ser a última. Em entrevista à GQ em fevereiro deste ano,  o CEO da Sony Interactive Entertainment, Jim Ryan, revelou a adaptação de muitos games para o PC, começando por Days Gone (2019). Além da produção de zumbis, Death Stranding (2019), Horizon Zero Dawn (2017), Heavy Rain (2010), Beyond: Two Souls (2013) e Detroit: Become Human (2018) foram relançados. 

+++ LEIA MAIS: Por que God of War Ragnarök será o último jogo da franquia com temática nórdica?

Pensando nisso, listamos cinco jogos do Playstation que dariam boas adaptações no PC; confira:


Spider-Man (2018) para PC?

A produção da Insomniac trouxe uma nova versão do Homem-Aranha. Mais maduro, Peter Parker ainda encara os dilemas entre vida pessoal e de herói, porém, com serenidade. Após finalizar o enredo principal, o usuário é incentivado a continuar no jogo, seja para completar missões secundárias, ou pelo simples prazer de controlar o teioso nas ruas de Nova York.

+++ LEIA MAIS: Antônio Fagundes descobriu videogame aos 60 anos, amou God of War e virou gente como a gente: 'Uma semana sem dormir'

Com nota 87 no Metacritc, o game da Insomniac recebeu diversos elogios pela construção do mundo aberto, gráficos bonitos e história bem amarrada. Há alguns pontos negativos, como a repetitividade do combate e demora para carregar algumas texturas - o que não deve se repetir com uma portabilidade para o PC.


The Last of Us Parte II (2020) para PC?

A história de Joel, Ellie e Abbie chegou ao Playstation 4 no último ano da geração. Com enredo emocional repleto de reviravoltas, o game também chama atenção pelo cuidado com detalhes gráficos. Há vários exemplos disso, como o diário de Ellie, o qual aparece molhado quando chove, ou os ferimentos dos personagens e zumbis após batalhas.

+++ LEIA MAIS: Estão criticando The Last of Us Part II, mas pelos motivos errados [ANÁLISE]

Ao acompanhar os protagonistas por Seattle, o jogo proporciona momentos em um pequeno mundo aberto, com diversos locais a serem explorados e muitos zumbis. A experiência ficou levemente melhor no Playstation 5 (considerando como a Naughty Dog explorou os limites do console antecessor). No PC, há mais recursos para utilizar o potencial gráfico, como aumento de resolução e de quadros por segundo.


Infamous Second Son (2014) para PC?

Um dos primeiros exclusivos do Playstation 4, Infamous Second Son (2014) teve recepção mista da crítica. O jornal The Guardian, por exemplo, destacou como o jogo é extremamente bonito, mas decepcionante devido aos combates repetitivos e pouca veracidade na reconstrução da cidade de Seattle, Estados Unidos, onde o game acontece.

+++ LEIA MAIS: Como Last of Us ajudou a revolucionar a narrativa cinematográfica nos games? [ANÁLISE]

Apesar dos pontos negativos, o jogo da Sucker Punch proporciona boas horas de diversão, com roteiro simples, cenários belos e uma mecânica bem construída para os poderes do protagonista, Delsin Rowe. Ao ser trazido para o PC com menos expectativas e com um upgrade visual, Infamous Second Son (2014) ganharia fôlego, atraindo o público novamente.


Gran Turismo Sport (2017) para PC?

Jogos de corrida existem aos montes, mas a franquia Gran Turismo sempre se destacou pela proposta sóbria, próxima dos simuladores. Gran Turismo Sport (2017) é o jogo mais recente desse universo e impressiona pela quantidade de carros e pistas disponíveis. Até 2021, o game recebe atualizações com novas máquinas.

+++ LEIA MAIS: Os 7 God of War, do pior ao melhor, de acordo com crítica especializada [LISTA]

A Polyphony Digital anunciou o sucessor, Gran Turismo 7, previsto para março de 2022. Não seria surpresa se a produção de 2017 recebesse uma versão de PC — estratégia para chamar atenção para o próximo jogo. O mesmo aconteceu com Horizon Zero Dawn (2017), que chegou à loja da Steam semanas após o anúncio da sequência, Horizon Forbidden West.


Ghost Of Tsushima (2020) para PC?

Junto a The Last of Us Parte II (2020), Ghost Of Tsushima (2020) foi um dos últimos grandes exclusivos do Playstation 4. Aproveitando o máximo da geração, a produção da Sucker Punch traz belíssimos cenários do Japão, com iluminação de tirar o fôlego. Controlando o samurai Jin Sakai, o jogador explora combates diversos e muito divertidos com o uso de uma espada katana, conhecida pela lâmina levemente curvada. 

+++ LEIA MAIS: 10 games que completam uma década em 2021: Batman: Arkham City, Skyrim e mais [LISTA]

Assim como em outros jogos lançados no último ano do PS4, a portabilidade para o PC deixaria Ghost Of Tsushima (2020) melhor graficamente e mais fluido. Há indícios da adaptação para outras plataformas, como a embalagem das cópias físicas. Nelas, estava escrito: “Exclusivo em Playstation,” porém, a frase foi removida nas versões mais recentes.