Quem é Rayssa Leal, skatista de 13 anos 'tietada' por Tony Hawk e promessa das Olimpíadas de Tóquio

Medalhista de prata, Rayssa Leal estreou nas Olimpíadas de Tóquio no domingo, 25 de julho

Redação Publicado em 25/07/2021, às 15h01 - Atualizado em 27/07/2021, às 11h45

None
Rayssa Leal (Foto: Reprodução/Instagram)

Um dos momentos mais aguardados dos brasileiros nas Olimpíadas de Tóquio aconteceu no domingo, 25 de julho, às 21 horas: a estreia da skatista de 13 anos Rayssa Leal. A atleta era uma das favoritas e chegou às pistas ao lado da inspiração dela, a também skatista Letícia Bufoni.

A jovem viralizou na internet aos 7 anos ao aparecer fantasiada de fada azul e dando um show com o skate. Na época, o momento foi compartilhado pela lenda do esporte: Tony Hawk, quem está em Tóquio, e publicou uma série de vídeos de Rayssa Leal treinando no Japão, 'tietando' a atleta. 

+++LEIA MAIS: 5 motivos para assistir Uma Skatista Radical, novo filme teen da Netflix [LISTA]

Pela primeira vez na história, o skate é uma modalidade olímpica. Na categoria street, Rayssa Leal era uma das candidatas ao ouro, sendo um grande destaque mesmo com tão pouca idade. A brilhante promessa do skate mundial conquistou a medalha de prata para o Brasil no dia 25 de julho - e fez história na edição, adiada, das Olimpíadas de 2020.

Mas quem é a icônica atleta estreante na disputa dos Jogos Olímpicos de Tóquio? Jhulia Rayssa Mendes Leal, natural de Imperatriz, no sudoeste do Maranhão, é apenas mais uma criança apaixonada por skate - e com uma habilidade fascinante.

+++LEIA MAIS: 6 motivos para maratonar Betty, série da HBO sobre mulheres skatistas [LISTA]

Com um talento nato e chamando atenção desde o início, em 2015, Leal conquistou a internet com o vídeo em que estava vestida de fada. Nas imagens, a garota buscava incessantemente conseguir concluir uma manobra chamada 'heelflip', considerada difícil no esporte. Sem desistir mesmo após diversas quedas, a atleta atingiu o objetivo.

O sucesso do vídeo foi grandioso, rendeu o apelido 'Fadinha do Skate', além da conquista significativa: a lenda memorável do skate, Tony Hawk, publicar o vídeo. Agora, anos depois, os dois se encontraram em Tóquio.

+++LEIA MAIS: Charlie Brown Jr estará em Tony Hawk's Pro Skater; veja a música escolhida

"Há 6 anos ele [Tony] me apresentava pro mundo do skate compartilhando meu vídeo vestida de fadinha, hoje me filmou nas olimpíadas. Isso tudo é muito incrível, estou vivendo um sonho," escreveu a atleta em uma publicação no Instagram.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rayssa Leal (@rayssalealsk8)

 

A trajetória de Rayssa Leal no skate

Em 2019, a atleta competiu no Street League Skateboarding Championship- e conseguiu estar no pódio, em terceiro lugar, como lembra o Sport Buzz. Pouco depois no mesmo ano e aos 11 anos de idade, Rayssa Leal conquistou o primeiro lugar na edição de Los Angeles do Street League Skateboarding Championship.

+++LEIA MAIS: Skatista que brisou todo mundo com ‘Dreams’ ganha um carro com a bebida rosa do vídeo

Como pouca idade não significa nada quando o talento é nato, na primeira disputa no XGames - clássica competição da modalidade -, a skatista alcançou a quarta posição. Não apenas essa conquista marca a trajetória da Fadinha do Skate, já que ela também foi a vice-campeã do esporte em 2019, sendo a atleta mais jovem a chegar a este pódio. 

Os recordes da icônica skatista não param por aí, conforme as informações do Sport Buzz. Ainda em 2019, Rayssa Leal foi a esportista mais jovem a vencer uma etapa da SLS, Street League Skateboarding

+++LEIA MAIS: Bob Burnquist revela que ligou para Tony Hawk para pedir Chorão em remake do game Tony Hawk’s Pro Skater

Sem muitas surpresas, Leal é a atleta mais jovem a representar o Brasil na disputa dos Jogos Olímpicos. Com apenas 13 anos, Jhulia Rayssa Mendes Leal faz história no skate - e, certamente, é apenas o começo. 

Agora, Rayssa Leal subiu ao pódio para receber a medalha de prata, sendo a única brasileira representando o Brasil na modalidade e foi a mais jovem atleta brasileira a conseguir tal feito. 

+++LEIA MAIS: Tony Hawk's Pro Skater 1 + 2 anuncia presença de skatista brasileira Letícia Bufoni

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Rayssa Leal (@rayssalealsk8)

 

 


+++ RS TRENDING | CONHEÇA OLIVIA RODRIGO: VIDA, RECORDES, SOUR E MAIS!