Semana da Arte Moderna de 22: 8 eventos gratuitos em São Paulo para celebrar história da cultura brasileira [LISTA]

Governo do Estado de São Paulo criou programação para celebrar o centenário da Semana de Arte Moderna

Redação Publicado em 09/02/2022, às 18h20 - Atualizado em 14/02/2022, às 16h23

None
Teatro Municipal de São Paulo quando recebeu a Semana de 22 (Foto: WikimediaCommons)

O Brasil celebra o centenário da Semana de Arte Moderna em 2022. Organizado por um grupo de artistas dos diferentes ramos, o evento representa um divisor de águas na cultura brasileira por romper com o tradicionalismo das escolas literárias e movimentos artísticos que permeavam no país naquele período.

Entre grandes nomes desse período estão Anita Malfatti, Candido Portinari, Tarsila do Amaral, Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira, Heito Villa-Lobos e muitos outros. Em comemoração aos 100 anos da Semana de Arte Moderna, o Governo do Estado de São Paulo preparou uma série de eventos para celebrar a arte e cultura brasileira.

+++ LEIA MAIS: Semana de Arte Moderna: 4 livros para quem deseja entender a manifestação artístico-cultural

 
 
 
 
 
View this post on Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A post shared by Cultura e Economia Criativa (@culturasp)

 

A Rolling Stone Brasil selecionou alguns deles, mas a lista com a programação completa pode ser acessada pelo site https://www.cultura.sp.gov.br/semana22/.


Artes Visuais

Instalação Modernismo Vivo

Na Casa Guilherme de Almeida, obras, autores e artistas que participaram da Semana de 22 ganham destaque em instalação que fica disponível de 8 de fevereiro a 30 de dezembro de 2022.

+++ LEIA MAIS: Prêmio Nobel: 5 curiosidades sobre a premiação internacional - primeiros vencedores, quem mais ganhou e mais [LISTA]

Exposição e programação cultural Mário de Andrade - Eu sou 300, 350

Museu Afro Brasil recebe cultura material, literatura, artes visuais, música e uma ambientação da São Paulo dos anos 20. Com curadoria de Emanoel Araújo, a exposição vai de 25 de janeiro a julho de 2022.


Audiovisual

Ciclo de cinema Cinema Novo e Novos Cinemas

Oficina Cultural Oswald de Andrade exibe de filmes e debates sobre os modernistas e as influências do movimento na cinematografia e na arte brasileiras no primeiro semestre de 2022.

+++ LEIA MAIS: Semana da Arte Moderna de 22: 5 obras literárias essenciais do Brasil [LISTA]

Animação infanto-juvenil inédita 22 Cem Anos Depois

A animação aborda os dias que precederam a Semana de Arte Moderna e estreia em 12 de fevereiro, com 26 minutos de duração, produzida pela TV Cultura e Pinguim Content e com direção de Kiko Mistrorigo.


Literatura

Batalha de poesia Slam de 22

Biblioteca de São Paulo disponibiliza oficinas preparatórias e uma apresentação de batalha de poesia durante o centenário da Semana de 22 de outubro de 2021 a fevereiro de 2022.

+++ LEIA MAIS: Box de livros: 6 opções para presentear os apaixonados por literatura

Série de contação de histórias Contações de 22

Série de contação de histórias sobre autores modernistas, nas Fábricas de Cultura da Zona Leste e São Bernardo do Campo de julho de 2021 a fevereiro de 2022.


Música

Apresentação musical Mário de Andrade e a Missão de Pesquisas Folclóricas

O Teatro do Conservatório de Tatuí recebe grupos artísticos do Conservatório de Tatuí, do Projeto Guri e grupos de tradição popular convidados em novembro de 2022 em Tatuí, São Paulo.

+++ LEIA MAIS: Morre Lya Luft, autora de Perdas e Ganhos, aos 83 anos

Concerto Jazz Sinfônica, a Semana de Arte Moderna e o Museu do Café

Brasil Jazz Sinfônica no Museu do Café apresenta repertório do movimento tropicalista que teve como principal influência a Semana de Arte Moderna em fevereiro 2022, na cidade de Santos, São Paulo.