The Mandalorian: Mark Hamill não dublou Luke Skywalker; entenda

Novo episódio da série documental que acompanha os bastidores de The Mandalorian revelou como Mark Hamill não dublou Luke Skywalker

Mariana Rodrigues (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 30/08/2021, às 18h04

None
Ator Mark Hamill como Luke Skywalker em The Mandalorian (Foto: Divulgação/Disney)

The Mandalorian (2019) foi a primeira série live-action de Star Wars, a qual acompanhou o mandaloriano Din Djarin (Pedro Pascal) na saga de resgatar Grogu - um ser sensível à força da mesma espécie do mestre Yoda. A segunda temporada, contou com uma surpresa para os fãs da saga: a participação de Mark Hamill como Luke Skywalker.

A cena do Jedi foi pequena, pois estava ali apenas para pegar Grogu para o treinamento. No entanto, foi necessário um grande trabalho atrás das câmeras para fazer isso acontecer, principalmente porque se passaram mais de quatro décadas desde a primeira vez que Hamill interpretou Luke.

+++ LEIA MAIS: O que esperar da 3ª temporada de The Mandalorian? Dublê responde

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Mark Hamill (@hamillhimself)

 

De acordo com Screen Rant, o episódio "Bastidores do Final da Segunda Temporada" da série documental Disney Gallery - Star Wars: The Mandalorian (2020) revelou novos detalhes da produção incluindo a informação de que Hamill não dublou Luke. Segundo Jon Favreau, diretor de The Mandalorian, a voz do ator foi totalmente sintetizada (via Collider). Além disso, o editor de som Matthew Wood explicou como usaram material de arquivo dos primeiros filmes de Star Wars.

"Algo que as pessoas não perceberam é que sua voz não é real. Sua voz, a voz do jovem LukeSkywalker, é totalmente sintetizada usando um aplicativo chamado Respeecher," explicou Favreau. Wood completou: "É uma rede neural na qual você alimenta informações e ela aprende."

+++ LEIA MAIS: Por que The Mandalorian tem tanto em comum com Star Wars: A Guerra dos Clones?

"Então, tinha material de arquivo de Mark naquela época. Tínhamos ADR gravados de forma limpa dos filmes originais, um livro em fita que ele havia feito nessas épocas, e então também jogos de rádio de Star Wars que ele fez naquela época," explicou o editor de som. "Pude obter gravações claras disso, alimentá-lo no sistema e eles conseguiram dividir e alimentar a rede neural para aprender esses dados."

Apesar de todo o trabalho para recriar a voz de Luke, Favreau e a equipe poderiam ter optado por métodos mais simples, com Hamill imitando a própria voz, afinal o ator dublou personagens de Star Wars nos últimos anos sem nem ser creditado. Em vez disso, poderiam ter se preocupado em aperfeiçoar o CGI, já que isso foi um grande alvo de críticas quando o episódio foi ao ar.

+++ LEIA MAIS: Pedro Pascal não precisou se esforçar para entrar em The Mandalorian

The Mandalorian

Com duas temporadas, todos os episódios de The Mandalorian estão disponíveis no Disney+. Dirigida por Jon Favreau, a série é protagonizada por Pedro Pascal, quem interpreta um mandaloriano que resgatou Grogu, um ser sensível à força da mesma espécie do mestre Yoda.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!