Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

6 fatos sobre Fallen, disco de estreia do Evanescence que completa 20 anos [LISTA]

Em Fallen, Evanescence lançou hits como 'Bring Me To Life,' 'My Immortal' e 'Going Under'

Redação Publicado em 04/03/2023, às 08h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Evanescence em imagem de divulgação do disco Fallen (Foto: Divulgação)
Evanescence em imagem de divulgação do disco Fallen (Foto: Divulgação)

Há exatamente 20 anos, Evanescence lançava o disco de estreia, Fallen, que se tornou um grande marco na música emo e do metal alternativo. Liderada por Amy Lee até os dias de hoje, a icônica banda lançou outros quatro álbuns ao longo do tempo, mas nenhum conseguiu igualar o primeiro.

Fallen foi lançado em 4 de março de 2003 após muitos anos de trabalho da banda, fundada em 1995 por Lee e Ben Moody. Ao longo dos anos, poucos detalhes sobre os bastidores foram revelados, mas existem alguns fatos interessantes sobre o trabalho. Veja cinco abaixo:

Capa de Fallen, do Evanescence
Capa de Fallen, do Evanescence (Foto: Divulgação)

+++LEIA MAIS: Evanescence lança linha de maquiagem inspirada no disco Fallen


Os integrantes que passaram por Evanescence

Quando lançou Fallen, a banda contou com diversos integrantes que entraram e saíram ao longo dos anos. Eles eram Amy Lee, Tim McCord, Rocky Gray, John LeCompt, Ben Moody, David Hodges e Rocky Gray.


Quais os gêneros de Fallen?

Além do metal alternativo, presente desde a origem, Evanescence explorou estilos como nu metal, rock alternativo, rock gótico e metal gótico no disco.

+++LEIA MAIS: Evanescence mira em Billie Eilish em novo disco, mas entrega mais do mesmo [REVIEW]


Música... cristã?

Cerca de um ano antes do lançamento de Fallen, a banda assinou contrato com a gravadora Wind-up Records, que inicialmente promoveu a música do Evanescence para os amantes da música cristã. Ou seja, "Tourniquet" liderou as paradas das estações de rádio cristãs - e a primeira transmissão de "Bring Me to Life" foi na rádio KLAL-FM.


Música dedicada para irmã

Quinta faixa do álbum, "Hello" é dedicada para Bonnie Lee, uma das irmãs de Amy Lee que morreu quando apenas tinha três anos em decorrência de uma doença. "Like You" também é em homenagem à Bonnie - e nenhuma das faixas são tocadas ao vivo.

+++LEIA MAIS: Quem inspirou Amy Lee a escrever 'Bring Me To Life,' do Evanescence?


Sucesso em números e premiações

Após o lançamento, Fallen vendeu 17 milhões de cópias pelo mundo e ajudou Evanescence a conquistar duas categorias no Grammy 2004: Artista Revelação e Melhor Grupo de Hard Rock.


Evanescence usou diversos estúdios para gravar Fallen

Diferente de muitas bandas, que costumam gravar discos em apenas um estúdio, Evanescence foi para diversos locais de gravação na Califórnia. Eles foram: Track Record, NRG Recording Studios, Ocean Studios e Conway Recording Studios. O processo de gravação e mixagem aconteceu entre agosto e dezembro de 2002.

+++LEIA MAIS: Evanescence: Wanessa encarna Amy Lee ao cantar hit da banda na TV