Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

80 anos de Jimi Hendrix: Relembre a história de um dos guitarristas mais icônicos do mundo

Natural de Seattle, Jimi Hendrix cresceu como um menino tímido e reservado, mas logo se tornou um guitarrista de sucesso

Pamela Malva Publicado em 27/11/2022, às 12h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix (Foto: Bruce Fleming / AP Images)
Jimi Hendrix (Foto: Bruce Fleming / AP Images)

No dia 27 de novembro de 1942, a cidade de Seattle conheceu o pequeno James Marshall Hendrix, um garoto quieto e apaixonado pela música. Mal sabiam seus pais que aquele bebê logo se tornaria um dos maiores guitarristas da história do rock.

Muito tímido e sensível, James começou a demonstrar interesse por notas, melodias e instrumentos aos 10 anos. Nessa época, ele tocava sua guitarra imaginária com a ajuda de uma vassoura e sonhava com palcos iluminados.

+++LEIA MAIS: Como LSD e ficção científica levaram Jimi Hendrix a criar a obra-prima Axis: Bold As Love depois do clássico Are You Experienced?

Aos 11 anos, o jovem ganhou seu primeiro violão, uma versão um pouco mais barata, que coube no bolso do pai. No ano seguinte, ele colocou as mãos na primeira guitarra de sua vida e, em pouco tempo, começou a tocar em bandas amadoras.

Nascia ali, em uma casa simples com gramado e jardim, o astro Jimi Hendrix. Antes quieto e reservado, o garoto agora dava espaço para um guitarrista expansivo, criativo e extravagante.

+++ LEIA MAIS: Como Amy Winehouse, Jimi Hendrix, Elvis Presley e mais estariam hoje em dia?

Multi-tarefas

Jimi cresceu com a família em uma das melhores áreas de Seattle, que, em plena segregação racial, era considerada como um bairro de negros. Sempre muito companheiro, ele largou o ensino médio no último ano e passou a trabalhar com o pai.

Eventualmente, Jimi julgou o serviço de jardinagem chato e exaustivo e buscou formas de mudar um pouco sua rotina. Assim, em 1963, decidiu que iria entrar para o exército e servir ao estado norte-americano.

+++ LEIA MAIS: Por que Jimi Hendrix foi hostilizado e sabotado em sua 1ª turnê na Inglaterra?

Após 14 meses prestando serviços militares, o aspirante a músico mudou-se para a Inglaterra, em 1966. Ele havia machucado as costas em um salto de paraquedas e, por isso, foi dispensado do exército.

De Seattle para o mundo

No dia 24 de setembro daquele mesmo ano, Jimi estava se divertindo na boate Scotch of St James, em Londres, quando conheceu Kathy Etchingham. A atração foi imediata e, aos 20 anos, a jovem sentia borboletas no estômago quando estava ao lado do astro.

+++ LEIA MAIS: Em 1968, Jimi Hendrix foi preso na Suécia por confusão em hotel

A essa altura do campeonato, Jimi já era um guitarrista reconhecido no meio musical e, com tantos shows, sua personalidade mudava lentamente. Pela televisão, a família Hendrix acompanhava os trejeitos ousados tomando conta do jovem músico.

Confira mais detalhes sobre a história do músico na matéria completa, publicada pelo portal Aventuras Na História. Clique aqui!