Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

A banda dos anos 1960 que supera Led Zeppelin, na opinião de Gene Simmons

Em 2021, Gene Simmons (baixista e vocalista do Kiss) revelou como existia um projeto maior que o Led Zeppelin na época

Led Zeppelin em 1970 (Foto: Jorgen Angel / Getty Images)
Led Zeppelin em 1970 (Foto: Jorgen Angel / Getty Images)

Não há dúvidas de que o Led Zeppelin foi uma das maiores bandas na história do rock, em especial dos segmentos mais pesados, como o hard rock. Contudo, na opinião de Gene Simmons, baixista e vocalista de outro grupo lendário deste meio — o Kiss —, havia um projeto ainda melhor que aquele liderado pelo guitarrista Jimmy Page.

Trata-se do Jeff Beck Group, conforme revelado por Simmonsem entrevista de 2021 à Guitar World. O músico do Kiss falou sobre a banda capitaneada pelo falecido guitarrista Jeff Beck ao lembrar que Ronnie Wood, então baixista do grupo, foi uma de suas grandes influências no instrumento.

+++LEIA MAIS: Rod Stewart e Jeff Beck tocam juntos pela primeira vez em 10 anos; assista

Inicialmente, Genecitou Paul McCartney como um de seus “pontos de referência”. Ao citar Wood, mais conhecido pelo trabalho como guitarrista dos Rolling Stones, ele declarou que o colega “é subestimado” e “melhor no baixo do que na guitarra”.

A partir daí, o baixista do Kiss manifestou seu apreço pelo Jeff Beck Group e colocou o projeto acima do Led Zeppelin, ainda que a fama não tenha sido a mesma. “Para os músicos que querem evoluir no baixo, sugiro ouvir os primeiros álbuns do Jeff Beck GroupTruth (1968) e Beck-Ola (1969). Na minha opinião, eles detonam qualquer coisa que o Led Zeppelin e outras bandas tenham lançado no mesmo período.”

+++LEIA MAIS: Quando David Lee Roth mandou Gene Simmons se fo*** 18 vezes após crítica

Mas o que faz o Jeff Beck Group ser tão bom? Na opinião de Gene Simmons, o estilo de gravação era um diferencial. Segundo ele, a banda criava suas músicas ao vivo, a partir de improvisações em estúdio.

“O que Ron Wood estava fazendo ali era mais avançado do que a música que ele estava tocando. Havia uma movimentação geral maior no baixo. Ele dava uma sensação sexy a tudo, com movimentos agradáveis na parte inferior.”

+++LEIA MAIS: Kiss não acabará após turnê de despedida, diz Gene Simmons

Outra influência de Gene Simmons

Durante a mesma entrevista, Gene Simmons recorreu a outro nome pouco lembrado ao citar mais uma referência que tem no baixo: Felix Pappalardi, falecido integrante do Mountain que também tocou em vários outros projetos.

“Ele era ótimo. Trazia uma abordagem diferente da Motown. Aliás, eu faço uma homenagem à Motown em ‘Love Her All I Can’ [música do Kiss]. Você pode ouvir, ali, como meu baixo trabalha contra os acordes de Paul [Stanley, vocalista e guitarrista do Kiss].”

+++LEIA MAIS: A incrível história de como Bryan Adams criou músicas para o Kiss

Led Zeppelin copiou o Jeff Beck Group?

Em uma declaração mais recente, agora à revista Goldmine, Simmons deu a entender que o Led Zeppelin só foi formado porque Jimmy Page ouviu o Jeff Beck Group. O integrante do Kiss citou um compilado dos álbuns Truth e Beck-Ola entre os 10 discos que mudaram sua vida.

“Antes do Led Zeppelin, existia uma banda chamada Jeff Beck Group. Jimmy Page escutou o que Jeff Beck estava fazendo e falou: ‘tenho que montar uma banda’. Daí, formou o Led Zeppelin. Se eu tiver que escolher entre os dois primeiros discos do Led Zeppelinou os dois primeiros do Jeff Beck Group, escolho o Jeff Beck Group, sem dúvida.”

+++LEIA MAIS: Samba e futebol: as músicas do Led Zeppelin influenciadas pelo Brasil