Dave Grohl passou por 'crise ética' após Nirvana fazer sucesso; entenda

Ex-baterista do Nirvana, Dave Grohl passou por um conflito interno após a banda se tornar um fenômeno

Redação Publicado em 03/10/2021, às 17h00

None
uploads/dave_grohl_em_2014_foto__frederick_m.brown___getty_images.jpg

Dave Grohl passou por uma "crise ética" após o Nirvana fazer sucesso. Em entrevista à BBC, o músico relembrou a ascensão da banda e confessou que enfrentou um conflito interno. (Via Ultimate Classic Rock)

Apesar de ter crescido com pôsteres do Led Zeppelin e dos Beatles na parede, Grohl parou de fantasiar com bandas de rock e shows lotados em estádios depois que viu o primeiro show ao vivo.

+++ LEIA MAIS: Nirvana: Dave Grohl relembra gravação de 'Smells Like Teen Spirit': 'Ninguém prestou muita atenção'

"A primeira vez que vi uma banda ao vivo foi uma banda de punk rock em um pequeno clube em Washington. Havia apenas 50 ou 60 pessoas e as canções duravam apenas alguns minutos. Essa foi minha introdução ao rock and roll ao vivo - e havia algo sobre a simplicidade crua disso que me fez pensar: 'Oh, isso é real.' Então eu esqueci de todas aquelas coisas do estádio.”

Então, quando o Nirvana se tornou um fenômeno mundial, Grohl enfrentou um conflito interno e passou a visitar a cidade natal para manter os pés no chão.

+++ LEIA MAIS: Nirvana: Como Dave Grohl se sente ao ouvir In Utero hoje?

"Você acaba com esse tipo de crise ética conflituosa. Mas eu sou uma daquelas pessoas que só quer compartilhar tudo com todos, seja dor ou alegria, uma música ou uma bebida. Então, estou em um ponto no qual finalmente cheguei a um acordo com isso.”

O músico também disse: "Sempre que me sentia sobrecarregado, simplesmente voltava para a Virgínia, onde cresci [...] é muito para qualquer um lidar. Ainda hoje, quando vejo um novo artista se tornando popular, minha reação inicial é de preocupação. Não é uma coisa fácil encontrar seu caminho através disso ileso.”

+++ LEIA MAIS: Dave Grohl aceitaria tocar bateria para ABBA: 'Mostre-me uma e sentarei para tocá-la'