Dave Grohl revela perda de audição: 'Leio lábios há 20 anos'

Vocalista dos Foo Fighters, Dave Grohl sofre com perda de audição e tinidos nos ouvidos

Dimitrius Vlahos (sob supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 23/02/2022, às 08h52 - Atualizado em 24/02/2022, às 16h50

None
Dave Grohl (Foto: Eugene Gologursky / Getty Images)

Dave Grohl, vocalista dos Foo Fighters, revelou perda da audição de um ouvido no programa The Howard Stern Show (via People). Segundo o músico, leitura labial é principal forma de conversar com pessoas nos últimos 20 anos, e uso de máscaras o atrapalhou.

Após exposições diárias a música muito alta em apresentações, Grohl listou as principais perdas, embora não tenha feito exames: "Não testo há um bom tempo - Sei o que dirão: 'Você tem dano na audição e tinido no ouvido esquerdo.'"

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Foo Fighters (@foofighters)

+++ LEIA MAIS: Foo Fighters: Estreia, trailer e tudo que sabemos sobre Studio 666, filme de terror da banda [LISTA]

"Num jantar, se você estiver ao meu lado, não entendo uma merd* de palavra a porr* do tempo todo. Em restaurantes cheios é pior. Isso é o pior da pandemia, as pessoas usando máscaras. Leio lábios há 20 anos. Sou um músico de rock, estou surdo, porr*," completou.

Apesar das dificuldades no cotidiano, as habilidades no estúdio permanecem, até para detalhes. Grohl destacou como consegue identificar quando o som de um prato da bateria não está brilhante o suficiente ou algum instrumento levemente desafinado: "Meus ouvidos estão ligados em certas frequências. Consigo ouvir as minúcias de tudo que fizemos naquela música, realmente consigo."

+++ LEIA MAIS: Foo Fighters: Dave Grohl revela significados dos hits ‘Learn to Fly’ e ‘Everlong’

Uma das saídas para não danificar mais a audição seria o uso de fones no palco. Os dispositivos servem como retorno e evitam exposição exagerada ao som das caixas. Dave, no entanto, não consegue se adaptar. "Isso Bagunça a noção espacial sobre onde você está no palco. Quero ouvir o público na minha frente, virar e ouvir Taylor Hawkins, andar mais e ouvir Pat Smear e, então, ouvir Chris Shiflett," relatou sobre dinâmica com colegas nos shows. 


Foo Fighters no Brasil

A banda de Dave Grohl deve passar pelo Brasil neste ano para show no Lollapalooza. Os shows acontecem em 25, 26 e 27 de março de 2022, no Autódromo de Interlagos, em São Paulo.

+++ LEIA MAIS: Lollapalooza 2022: Confira recomendações de segurança para shows em São Paulo

Entre as atrações do evento estão Foo Fighters, The Strokes, Miley Cyrus, A$AP Rocky, Doja Cat, Martin Garrix, Machine Gun Kelly, Jane's Addiction, Alesso, Emicida, Detonautas, A Day To Remember, Marina Sena, Alok, Black Pumas, Alan Walker, Pablo Vittar, Phoebe Bridgers, Idles, Silva e muito mais. Confira tudo que você precisa saber sobre o Lollapalooza 2022 aqui.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Lollapalooza Brasil (@lollapaloozabr)

Oscar 2022: qual você acha a melhor música da premiação?

  • "Be Alive" – Dixson e Beyoncé (King Richard: Criando Campeãs)
  • "Down to Joy" – Van Morrison (Belfast)
  • "Dos Oruguitas" – Lin-Manuel Miranda (Encanto)
  • "No Time To Die" – Billie Eilish e Finneas O'Connor (007: Sem Tempo Para Morrer)
  • "Somehow You Do" – Diane Warren (Four Good Days)

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Todos os indicados a Melhor Filme, do pior ao melhor [LISTA]

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Billie Eilish e Finneas celebram indicação de 'No Time To Die': 'Sonho da vida'

+++ LEIA MAIS: Oscar 2022: Conheça os indicados à Melhor Canção Original – Beyoncé, Billie Eilish e mais [LISTA]