Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

David Crosby trabalhava em novas canções no dia em que morreu: 'Ele não havia perdido o fogo'

Músico Steve Postell deu detalhes sobre os planos de David Crosby em retornar para os palcos e as novas canções que trabalhou até o fim

Redação Publicado em 24/01/2023, às 10h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
David Crosby (Foto: Reprodução / Instagram / Alex Lowy)
David Crosby (Foto: Reprodução / Instagram / Alex Lowy)

David Crosby estava trabalhando em novas músicas até o fim. O músico, que faleceu na última quinta-feira, 19, aos 81 anos, teve seu nome introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll duas vezes, primeiro como membro dos The Byrds, em 1991, e depois como integrante do grupo Crosby, Stills & Nash, em 1997.

Em entrevista à Variety, o guitarrista Steve Postell disse que Crosby não estava apenas trabalhando em um novo álbum, mas também montou e ensaiou uma nova banda para retornar aos palcos. Oito meses antes de sua partida, David Crosbysurpreendeu seus fãs ao afirmar que iria abandonar os palcos, mas pouco tempo depois repensou sua decisão e afirmou estar "ansioso para retornar à rotina".

+++ LEIA MAIS: Por que David Crosby foi expulso do The Byrds? ‘Eu era um cuz*o’

David não achava que duraria anos, o que ele brincava o tempo todo. Mas não havia sentido de que não poderíamos fazer esse show e essas turnês. Não havia nem mesmo uma sensação remota de que não estávamos prontos. E é uma pena que as pessoas não tenham ouvido [as novas canções de David Crosby]. Isso era outra coisa.” 

Embora no último dia da vida de Crosby eles estivessem se comunicando por telefone, Postell o visitou pessoalmente para um ensaio íntimo em Santa Bárbara, Califórnia, uma semana antes de sua morte, após um emocionante ensaio de banda completa, em meados de dezembro. O músico diz que Crosby mostrou à sua banda algumas músicas novas, perguntando o que eles achavam das letras e provando que ele “não havia perdido o fogo, e parecia praticamente tonto com tudo isso".

+++ LEIA MAIS: 'Neil Young é a pessoa mais egoísta que conheço,' diz David Crosby; entenda

Ele estava escrevendo, tocando, cantando pra caramba e preparando um show fantástico. Isso é o que ele estava fazendo. Ele não estava deitado em uma cama por dois anos, fora dela. Não foi nada disso que aconteceu.”

Postell estava ao telefone com Crosby na manhã de quarta-feira, 18 de janeiro, repassando os planos para as duas noites de apresentação em Santa Bárbara, marcado para 22 a 23 de fevereiro, e o desejo de gravar os shows para um possível álbum ao vivo. Os shows planejados, uma celebração do 150º aniversário do Teatro Lobero, serviriam de modelo para uma turnê a seguir em meados do ano.

+++LEIA MAIS: David Crosby, Graham Nash e Stephen Stills se unem a Neil Young e retiram músicas do Spotify

Após desligar com Crosby no final da manhã, Postell passou a tarde ensaiando o setlist completo que planejaram, mantendo-se em comunicação com James Raymond, filho de Crosby e outro membro da banda. À noite, Postell encerrou seu ensaio solo e mandou uma mensagem para o cantor com algumas ideias naquela noite e recebeu uma resposta de Raymond revelando a morte do pai e parceiro de banda.

Postell, além de ter tocado e co-escrito com Crosby em outros projetos nos últimos anos, é membro da banda Immediate Family, um supergrupo de conhecidos músicos de sessão que formou com os veteranos Waddy Wachtel, Danny Kortchmar, Russ Kunkel e Leland Sklar. Além disso, seu foco principal nos últimos meses teria sido trazer Crosby de volta como um artista ao vivo.