Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Gorillaz anuncia Cracker Island, 8º disco de estúdio

Com o anúncio de Cracker Island, Gorillaz lançou o single 'New Gold,' o qual conta com colaborações de Tame Impala e Bootie Brown

Redação Publicado em 01/09/2022, às 08h58

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Gorillaz (Foto: Divulgação)
Gorillaz (Foto: Divulgação)

Gorillaz anunciou Cracker Island, oitavo disco de estúdio da banda virtual liderada por Damon Albarn, com o lançamento do single "New Gold," o qual conta com colaborações com Tame Impala e Bootie Brown.

Cracker Island deve ser lançado no dia 24 de fevereiro de 2023 pelo selo Parlophone. Além de Tame Impala e Bootie Brown, o trabalho conta com participações de nomes como Stevie Nicks, Bad Bunny, Beck, Thundercat e Adeleye Omotayond.

+++LEIA MAIS: Gorillaz lança single com Thundercat

O oitavo álbum da banda tem produção de Greg Kurstin, multi-instrumentista e compositor vencedor de oito Grammys, assim como Gorillaz e Remi Kabaka Jr. Na última quarta 31, o grupo lançou "New Gold" e deu detalhes do próximo disco.

"Originalmente baseado no Kong Studios no oeste de Londres, o grupo de desajustados musicais – Murdoc, Noodle, Russel e 2D – mudou-se para Silverlake, Califórnia, enquanto recruta novos membros para se juntar ao The Last Cult em busca de uma verdade para consertar o mundo," afirmou Gorillaz em material enviado à imprensa (via NME).

+++LEIA MAIS: MC Bin Laden comenta feat com o Gorillaz

"Relatos do Golden State indicam que Murdoc está apaixonado pela vizinha. Russel está colado à TV. Noodle está compilando um manual de sabedoria e conhecimento. E o 2D está ocupado sendo 2D," continuou a banda.

Veja, abaixo, a setlist completa de Cracker Island:

  1. "Cracker Island" feat. Thundercat
  2. "Oil" feat. Stevie Nicks
  3. "The Tired Influencer"
  4. "Tarantula"
  5. "Silent Running" ft. Adeleye Omotayo
  6. "New Gold" feat. Tame Impala & Bootie Brown
  7. "Baby Queen"
  8. "Tormenta" feat. Bad Bunny
  9. "Skinny Ape"
  10. "Possession Island" feat. Beck

+++LEIA MAIS: Gorillaz: Damon Albarn pode ter comido cachorro e macaco ‘acidentalmente' em turnê; entenda


Damon Albarn, do Blur e Gorillaz, acusa Taylor Swift de não compor as próprias músicas e cantora rebate

O cantor Damon Albarn, vocalista do Gorillaz e do Blur, fez uma declaração polêmica no início da semana dizendo que a cantora Taylor Swift não é a compositora das músicas da discografia. Em entrevista ao Los Angeles Times, compartilhada na segunda, 24 de janeiro, o músico criticou a nova geração de artistas, os quais buscam a fama a partir do "som e da atitude," via Mix ME.

Na sequência, o jornalista Mikael Wood disse que Swift não se encaixava na crítica, pois suas canções são, em maioria, autorais. No entanto, Albarn discordou, dizendo que a cantora não compunha grande parte das músicas. Wood insistiu que a dona do hit "All To Well" era a autora da maioria das faixas e, em alguns casos, co-autora.

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo adiciona Taylor Swift, St. Vincent e Jack Antonoff como co-autores de 'Deja Vu'; entenda

Irredutível, o cantor afirmou: "Eu sei o que é co-escrever. Co-escrever é muito diferente de escrever. Não estou odiando ninguém, só estou dizendo que há uma grande diferença entre um compositor e um compositor que co-escreve. Não significa que o resultado não pode ser ótimo. E alguns dos maiores cantores - digo, Ella Fitzgerald nunca escreve uma música em sua vida. Quando eu canto, eu tenho que fechar meus olhos e apenas estar lá. Suponho que sou mais tradicional nesse sentido."

Devido à grande repercussão da declaração do vocalista do Blur e Gorillaz, Taylor Swift decidiu usar o Twitter para responder às afirmações de Albarn de que ela não escrevia todas as canções da discografia.

+++LEIA MAIS: Olivia Rodrigo: Por que créditos a Taylor Swift foram retirados da indicação de Sour ao Grammy?

"Damon Albarn, eu era uma grande fã sua até ver isso. Eu escrevo TODAS as minhas próprias músicas. Sua acusação é completamente falsa e TÃO prejudicial. Você não precisa gostar das minhas músicas, mas é muito f*dido tentar desacreditar minhas composições. UAU," escreveu na rede social.

Respondendo diretamente Swift no Twitter, Albarn disse que não foi bem interpretado e acabou sendo alvo de manchetes sensacionalistas. O músico escreveu: "Concordo totalmente com você. Tive uma conversa sobre composição e infelizmente foi reduzida a clickbait. Peço desculpas incondicionalmente. A última coisa que eu gostaria de fazer é desacreditar suas composições. Espero que entenda."

+++LEIA MAIS: Taylor Swift é ‘amuleto da sorte’ do Corinthians? Entenda a relação da cantora com time de futebol