Led Zeppelin: Como foi o último show da banda na Inglaterra? [FLASHBACK]

Em 1979, Robert Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones realizaram o último show do Led Zeppelin na terra natal

Julia Harumi Morita Publicado em 12/08/2021, às 15h41

None
Led Zeppelin em 1968 (Foto: Reprodução/ Instagram/Jørgen Angel)

Os dois últimos shows do Led Zeppelin com formação original, na Inglaterra, foram grandiosos, mas inesperados. A banda não tocadava na terra natal há quatro anos e tentava encontrar o próprio ritmo novamente.

Segundo informações da Rolling Stone EUA, a banda realizou uma turnê desastrosa nos Estados Unidos, na qual os músicos lidavam com os vícios pessoais e os shows eram marcados por tumultos, acidentes e até prisões.

+++ LEIA MAIS: Robert Plant, do Led Zeppelin, sonhou com John Bonham durante lockdown

Além disso, Robert Plant recebeu a notícia da morte do filho, Karac, de apenas cinco anos de idade. Diante da tragédia, a banda interrompeu a série de shows e só se reuniu novamente cerca de um ano e meio depois.

Plant, Jimmy Page, John Bonham e John Paul Jones se encontraram para desenvolver o disco In Through the Out Door (1979) e marcaram duas datas no festival Knebworth, na Inglaterra - a segunda apresentação foi anunciada após os músicos perceberem a alta demanda do público.

+++ LEIA MAIS: O dia em que ator de Loucademia de Polícia chocou a TV com versão alucinante do Led Zeppelin [FLASHBACK]

Os shows contaram com um setlist de 19 músicas, de acordo com o Ultimate Classic Rock, entre elas, os hits "Stairway to Heaven" e "Whole Lotta Love." Para o público as apresentações foram um sucesso, mas, para Plant, elas foram "inúteis" e um produto de uma "decisão de gestão."

Apesar das insatisfações do vocalista, os shows entraram para a história. O Led Zeppelin não voltou a tocar na Inglaterra no próximo ano e, em setembro de 1980, a morte de John Bonham levou ao fim da banda.

+++ LEIA MAIS: Led Zeppelin: John Paul Jones não entendia por que Robert Plant detestava 'Stairway to Heaven'


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS