Lil Nas X: Críticas destacam 'carisma' do rapper em Montero, apesar da falta do 'toque de magia' [LISTA]

Disco de estreia de Lil Nas X, Montero chegou nas plataformas digitais nesta sexta, 17

Redação Publicado em 17/09/2021, às 10h56 - Atualizado às 10h57

None
Lil Nas X (Foto: Amanda Edwards/Getty Images)

Lil Nas X lançou o primeiro disco de estúdio, Montero, nesta sexta, 17, e atraiu a atenção da web e dos críticos especializados - de novo. Aos 22 anos, o rapper aproveita a jornada de ascensão na indústria da música com muitos hits, polêmicas e memes.

Pensando nisso, a Rolling Stone Brasil listou as principais críticas sobre o disco, o qual conta com grandes nomes, como Elton John, Kanye West, Doja Cat, Megan Thee Stallion e Miley Cyrus. Confira:

+++ LEIA MAIS: Montero de Lil Nas X: estreia, singles e tudo que sabemos sobre disco de estreia do cantor [LISTA]

O que a Rolling Stone EUA falou sobre Montero?

Com três estrelas e meia, Rolling Stone EUA afirmou que "Montero não contém nenhum golpe musical no nível de 'Old Town Road'" e que a música de Lil Nas X "nem sempre chega a altura de ser tão grande quanto ele."

Contudo, estes aspectos não afetam "a grande commodity" dele, o carisma. "Ele mantém o foco nos aspectos mais relacionáveis da própria jornada e história - as esperanças, inseguranças e sucessos."

+++LEIA MAIS: 3 momentos marcantes da carreira de Lil Nas X: de Grammy a ‘Montero (Call Me By Your Name)’ [LISTA]


O que The Guardian falou sobre Montero?

O The Guardian definiu o disco como "pop-rap na sua melhor, maior e mais orgulhosa forma," além de destacar a relevância de Lil Nas X como músico e ícone LGBTQ+ - e os comerciais que acompanharam a obra.

"Este álbum de estreia blockbuster combina seu ecletismo e ampla gama emocional com ganchos de alta qualidade por toda parte [...] um disco do qual você pode extrair praticamente qualquer faixa e ser recompensado com um hit - [Lil Nas X] não precisa se preocupar. Os anunciantes parecem que vão bater na porta dele por um longo tempo."

+++LEIA MAIS: Madonna é criticada por dizer que ‘fez primeiro’ em resposta a beijo gay de Lil Nas X


O que a NME falou sobre Montero?

A NME deu três estrelas para o disco e afirmou: "Principalmente, é revigorante ver Lil Nas X em uma luz diferente, mais reflexiva. Mas, ao se afirmar tão fortemente como um Artista Sério, ele ocasionalmente se esquece do toque de magia que o tornou um."


O que a Variety falou sobre Montero?

Com a abordagem de "expansão de gênero" e exploração refrescantemente honesta do amor e da solidão, Nas nos lembra que ele é uma força musical a ser reconhecida. Talvez mais importante, Montero sugere que o rapper está pronto para dar voz aos medos e anseios de uma geração de crianças queer," escreveu Mike Wass, da Variety.

+++ LEIA MAIS: VMA: apresentação de Lil Nas X, discurso de Billie Eilish e os melhores momentos da premiação [LISTA]


Quem é Lil Nas X?

Montero Lamar Hill nasceu em abril de 1999 no estado da Geórgia, nos Estados Unidos e ganhou reconhecimento no Twitter por meio de um fã clube da rapper Nicki Minaj. Em seguida, começou a divulgar músicas autorais no aplicativo SoundCloud e, não muito tempo depois, lançou "Old Town Road," single que chegou à primeira posição do Billboard Hot 100.