Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

3 momentos marcantes da carreira de Lil Nas X: de Grammy a ‘Montero (Call Me By Your Name)’ [LISTA]

Para comemorar os 22 anos de Montero Lamar Hill, separamos momentos de destaque do dono de ‘Old Town Road’

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 09/04/2021, às 14h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Lil Nas X no Grammy 2020 (Foto: Getty Images/Amanda Edwards/Correspondente) e clipe de "Montero (Call Me By Your Name)" (Foto: Reprodução/YouTube)
Lil Nas X no Grammy 2020 (Foto: Getty Images/Amanda Edwards/Correspondente) e clipe de "Montero (Call Me By Your Name)" (Foto: Reprodução/YouTube)

Mesmo com uma carreira musical curta, Lil Nas X, quem completa 22 anos nesta sexta, 9, é um dos nomes mais populares da indústria, emplacando hit atrás de hit. O rapper nasceu como Montero Lamar Hill no dia 9 de abril de 1999 em Geórgia, Estados Unidos.

Lil Nas X se tornou reconhecido mundialmente pelo sucesso estrondoso do remix de Old Town Road,” com Billy Ray Cyrus, pai de Miley Cyrus. Entre os lançamentos, estão o EP 7 (2019) e alguns singles, como “Panini,” “Holiday” e “Montero (Call Me By Your Name).”

+++LEIA MAIS: A incrível ascensão de Lil Nas X: Do hit que custou US$ 50 ao Grammy 2020

Antes da música, teve certa fama por administrar duas contas de fã sobre Nicki Minaj, chamadas NasMaraj e FactsAboutNM, ambas no Twitter. Os tuítes tinham bastante engajamento na rede social. Em 2018, começou a enviar músicas ao SoundCloud.

O cantor se assumiu gay em 2019, e passou a abordar a sexualidade nas músicas de maneira mais direta. Em julho de 2020, anunciou o primeiro disco de estúdio, cujo lançamento deve ocorrer em 2021.

+++LEIA MAIS: Artistas são transformados em treinadores Pokémon: Billie Eilish, Lil Nas X e mais

Veja três momentos marcantes da carreira de Lil Nas Xabaixo:


Sucesso com “Old Town Road”

Em dezembro de 2018, lançou a primeira versão do country rap “Old Town Road,” mas ganhou fama no TikTok em 2019, por conta do meme Yeehaw Challenge. Em abril daquele ano, divulgou um remix da música com Billy Ray Cyrus.

+++LEIA MAIS: Hit de Lil Nas X, 'Old Town Road' é a primeira música de 2019 a ganhar o certificado de diamante

A faixa foi responsável por mostrar Lil Nas X ao mundo, alcançando o topo da Billboard Hot 100. Também chegou em primeiro nas paradas de países como Alemanha, Reino Unido e França. A canção ganhou dois Grammys: Performance de Duo/Grupo Pop e Melhor Clipe.


Grammy

Aos 20 anos, o rapper recebeu indicações em seis categorias do Grammy 2020 - e foi um dos maiores destaques da premiação: Performance de Duo/Grupo Pop, Melhor Clipe, Artista Revelação, Gravação do Ano, Álbum do Ano e Melhor Colaboração de Rap.

+++LEIA MAIS: 7 parcerias do BTS que você certamente deveria ouvir: De Nick Minaj e Lil Nas X a Halsey


O mega hit “Montero (Call Me By Your Name)”

Em julho de 2019, Lil Nas X publicou, no Twitter, uma prévia de “Montero (Call Me By Your Name)” e deixou os fãs malucos. Quase uma gestação depois, em 26 de março de 2021, lançou a música nas plataformas de streaming.

A música tem o mesmo nome do cantor e fala sobre um relacionamento de Lil Nas X com outro homem durante 2020, de acordo com o artista em entrevista ao Genius. Inspirou-se também no filme Me Chame Pelo Seu Nome (2017), estrelado por Armie Hammer e Timothée Chalamet.

+++LEIA MAIS: Quem vendeu mais singles em 2019: Billie Eilish com ‘bad guy’ ou Lil Nas X com ‘Old Town Road’?

Montero (Call Me by Your Name)” foi sucesso de público e crítica, estreando em primeiro lugar na Billboard Hot 100. É a segunda música do cantor a alcançar essa posição no chart.

Para fechar com chave de ouro, Lil Nas X lançou um videoclipe polêmico, no qual desce ao inferno em um pole dance - e depois dançando no colo do Diabo. 

+++LEIA MAIS: A ascensão dos memes na música: De Lil Nas X a Oliver Tree

Com o clipe, o rapper mostrou como será quem é, mesmo se isso o levar ao inferno, como muitas pessoas homofóbicas dizem. Assista abaixo:

Claro, o vídeo rendeu diversos memes. Um deles mostra pessoas assistindo em plataformas inusitadas: TV do Shrek, visor do teste de gravidez, Game Boy, geladeira inteligente, tamagotchi, entre outros.

+++LEIA MAIS: 80 anos de listas da Billboard - e os recordes mais impressionantes que artistas já bateram: Beatles, Lil Nas X e mais


+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

+++ LAGUM | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL