Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Sertanejo é o gênero preferido entre jovens brasileiros, diz pesquisa

O estilo foi citado pela maioria dos entrevistados entre 15 e 29 anos, independentemente de raça, renda ou posicionamento político

Redação Publicado em 31/10/2022, às 14h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Imagem de sanfona (Foto: adaoaalves/Pixabay)
Imagem de sanfona (Foto: adaoaalves/Pixabay)

Em julho deste ano, o Datafolha realizou uma pesquisa cultural, a fim de descobrir qual o gênero musical favorito no Brasil, considerando gênero, raça, renda e posicionamento político. E, segundo os resultados, o sertanejo é o estilo musical dominante entre os jovens brasileiros. (Via Folha)

No total, a pesquisa ouviu mil jovens com idades entre 15 e 29 anos, de 12 capitais de todas as regiões do Brasil. Entre os respondentes, 30% afirmaram que consideram o sertanejo como seu gênero musical preferido, enquanto funk, pop e rap surgiram em seguida, sendo citados por 24% dos entrevistados.

+++LEIA MAIS: Pop é o gênero musical mais ouvido pelos gamers no Brasil, diz pesquisa

Acontece que o sertanejo também mostrou-se o gênero preferido em quase todos os recortes da pesquisa. Segundo a Folha, o estilo ficou em primeiro lugar, ou empatou dentro da margem de erro, nas pesquisas afuniladas por gênero, renda familiar mensal, raça e posicionamento político.

O sertanejo só não tem a hegemonia entre os homens, já que 34% deles afirmaram que o rap é o seu gênero favorito. Depois do estilo norte-americano, vêm o funk, citado por 28% dos entrevistados e, logo em seguida, o sertanejo, escolhido como preferido por 24% dos jovens. 

+++LEIA MAIS: Chitãozinho, Xororó e Andreas Kisser: Encontro entre ícones do sertanejo e metal

Curiosamente, pelo menos entre os jovens de 15 a 29 anos, o sertanejo não parece estar diretamente ligado ao posicionamento político dos respondentes. Acontece que, no total, o estilo foi citado por cerca de 30% dos entrevistados, fossem eles de esquerda, centro ou direita.

Ainda com relação ao posicionamento político, a música religiosa mostrou-se a preferida entre os entrevistados de direita, enquanto a MPB pareceu ser “um pouco mais relevante”, segundo a Folha, para os de esquerda. O rock, por fim, foi o mais citado por homens brancos com renda familiar mais alta.

+++LEIA MAIS: Morre D.H. Peligro, baterista do Dead Kennedys, aos 63 anos