Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Pop é o gênero musical mais ouvido pelos gamers no Brasil, diz pesquisa

No Brasil, três a cada quatro pessoas jogam jogos eletrônicos; saiba quais os gêneros musicais favoritos entre os gamers

Redação Publicado em 04/07/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
45% dos gamers brasileiros jogam ouvindo música. (Foto: Pexels)
45% dos gamers brasileiros jogam ouvindo música. (Foto: Pexels)

Segundo a Pesquisa Game Brasil, três a cada quatro brasileiros (74,5%) afirmam jogar jogos eletrônicos e quase metade (45%) gostam de ouvir música durante a atividade. O mercado gamer no Brasil não para de crescer e obteve um aumento de 2,5% em comparação ao ano passado, atingindo a maior marca histórica. 

O levantamento afirma que o gênero musical favorito entre os jogadores é o Pop com 45,1%, já o segundo, é Rock com 35,9%, seguido de MPB (34,5%), Sertanejo (34%) e Hip Hop/ Rap (27,3%).

+++LEIA MAIS: Di Ferrero sinaliza retorno do Nx Zero: 'totalmente possível'

Os dados divergem no gênero musical mais ouvido no país. Segundo o ranking divulgado pelo Spotify em 2021, o Sertanejo é o gênero mais ouvido, já o Pop aparece em quinto lugar depois do Funk Carioca.

De acordo com a consultoria NewZoo, o mercado de games deve movimentar US$ 203,1 bilhões (R$ 1 trilhão) no mundo em 2022, um crescimento de 5,4% na economia do setor em relação ao ano passado. O que leva as marcas investirem cada vez mais em games. Inclusive a indústria da música. 


Anitta no Free Fire

Não à toa que a Anitta marcou presença no jogo Free Fire com a sua personagem "A Patroa" que pode ser utilizada no game. Além da música "Tropa".

Segundo a Folha de S.Paulo, a cantora se aproximou do mercado gamer após transmitir partida de Free Fire pelo Facebook em 2020.

+++LEIA MAIS: Emicida responde declarações racistas de Piquet a Hamilton durante festival em São Paulo: 'Neguinho é o c*r*lho'

Agora, para todas as marcas que eu estou fazendo alguma coisa, eu sempre penso no público gamer, em como a gente pode agradar esse público. Acho que, muitas vezes, as marcas esquecem desse mundo, que é imenso e tem um leque de oportunidades", disse Anitta em entrevista coletiva.

Confira abaixo a personagem de Anitta no jogo.

Anitta não foi a única artista brasileira a investir no setor, em 2018 aconteceu a Final do Campeonato Brasileiro de League of Legends e contou com a abertura do Emicida que compôs a música “Disseram que era só um joguinho”, só para a parceria.

A canção é inspirada nos jogadores de League of Legends e traz ainda os principais jargões de streamers e atletas profissionais de LoL. Confira abaixo a apresentação. 

+++LEIA MAIS: ASAP Rocky faria abertura de show do Red Hot Chili Peppers - mas o oposto aconteceu

PGB

A Pesquisa Game Brasil faz o levantamento anual do perfil gamer brasileiro, e mostrou também que a classe média representa 62,7% do público de jogos eletrônicos, além de outros dados. A pesquisa também afirma que mais da metade do público é feminino, com 51%.

A PGB é desenvolvida pelo Sioux Group e Go Gamers em parceria com Blend New Research e ESPM e usou como base 13.051 pessoas em 26 estados e no Distrito Federal entre os dias 11 de fevereiro e 7 de março.