50 anos depois: ouça o último show de Jimi Hendrix, 48 horas antes da morte do lendário guitarrista

O astro do rock subiu no palco pela última vez no dia 16 de setembro de 1970

Redação Publicado em 17/09/2020, às 09h55

None
Jimi Hendrix (Foto: Bruce Fleming / AP Images)

Dois dias antes de morrer, Jimi Hendrix subiu no palco pela última vez. De acordo com o Express UK, o lendário guitarrista foi convidado por Eric Burdon, ex-The Animals, para uma performance com o novo grupo dele, War

Os músicos iriam se apresentar juntos durante duas noites no Jazz Club, em Londres. Contudo, Hendrix só tocou na segunda noite, porque usou muitas drogas. De acordo com o livro Jimi Hendrix: The Final Days, Burdon disse que o amigo estava “balançando demais para tocar” no primeiro dia. 

+++LEIA MAIS: Como LSD e ficção científica levaram Jimi Hendrix a criar a obra-prima Axis: Bold As Love depois do clássico Are You Experienced?

No dia 16 de setembro de 1970, Hendrix voltou para o clube. Na autobiografia Don’t Let Me Be Misunderstood, Burdon contou que apresentou o amigo para o público, que saudou o músico com “uma onda de aplausos”. 

Naquela noite, Hendrix tocou os hits “Tobacco Road” e “Gun”, do War, e até fez o guitarrista oficial da banda, Howard Scott, tocar “melhor do que nunca”. Porém, ninguém imaginava que aquela performance, gravada por Bill Baker, seria a última do astro do rock.

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix chamou Paul McCartney para formar supergrupo com Miles Davis; por que deu errado?

No dia 18 de setembro de 1970, Hendrixmorreu aos 27 anos em um quarto de hotel após ficar sedado com remédios para dormir e se sufocar com o próprio vômito. 

Ouça a gravação completa do último show de Jimi Hendrix


+++ BK' lança novo disco e fala sobre conexão com o movimento Vidas Negras Importam: 'A gente sabia que ia explodir'