Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Anitta discute com deputado sobre direitos autorais em live

A cantora fez uma transmissão ao vivo na última terça, 5, para discutir a emenda proposta por Felipe Carreras, do PSB

Redação Publicado em 06/05/2020, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Anitta (Foto: Pedro Fiúza Nur / PhotoSipa USA / AP)
Anitta (Foto: Pedro Fiúza Nur / PhotoSipa USA / AP)

Na última terça, 5, Anitta promoveu uma live com Felipe Carreras, deputado do PSB em Pernambuco, para falar sobre a emenda proposta por ele. Segundo os artistas, o acordo pode ser prejudicial ao recolhimento de direitos autorais dos compositores. 

Na live, que durou aproximadamente 50 minutos, a cantora e Carreras conversaram sobre a proposta calmamente, porém, a conversa acabou se tornando uma discussão ao vivo. 

+++ LEIA MAIS: Snoop Dogg posta vídeo ouvindo clássico de Alcione e até Anitta comenta: ‘Não acredito’

A Medida Provisória 948 proposta pelo deputado tem a finalidade de mudar a arrecadação dos direitos autorais dos artistas em eventos públicos e privados. Para o meio cultural, isso faz com que os compositores percam dinheiro. 

A lei atual notifica que os empresários dos eventos  arcam com o valor dos direitos autorais e  transferem um percentual, em média de 10% da bilheteria,  para o Ecad (Escritório Central de Arrecadação e Distribuição). A emenda de Carreras, no entanto, propõe a diminuição do repasse para 5% sobre o valor do cachê dos artistas. 

+++ LEIA MAIS: Com Anitta e Ludmilla, WC no Beat impulsiona o trapfunk para o mainstream

Durante a live, foi neste ponto em que Anitta se posicionou ser contra. "Eu não encaro como se você estivesse do nosso lado. Porque assim, como eu te falei, esse é um momento que não condiz, principalmente na MP 948, que é uma MP de urgência, que é sobre a toda a dificuldade que todas essas pessoas estão passando nesse momento de coronavírus... Usar essa MP de urgência para colocar essa questão de direito autoral, é uma coisa que não faz no momento", explicou a cantora ao deputado, segundo o UOL

Na sequência, ele voltou a defender a emenda e afirmou estar aberto ao diálogo. Neste momento, Anitta rebateu: "Para mim, só é diálogo quando a gente tem a opção antes de a coisa ser feita. Se a gente não estivesse sempre fiscalizando e vendo o que está rolando, a gente não ia ter a oportunidade de lutar para reivindicar isso". 

Para se defender, Carreras enfatizou estar "do lado dos artistas". "Eu quero ajudar vocês", afirmou. "Não acho. Não concordo", disse a cantora ao encerrar a transmissão ao vivo. 


+++ MINHA PLAYLIST.... FRANCISCO, EL HOMBRE | ROLLING STONE BRASIL