Baixista do Misfits estava com Sid Vicious na noite que ele morreu

Jerry Only achou absurda a quantidade de heroína que o ex-Sex Pistols consumiu - e ajudou a mãe dele a espalhar as cinzas

Redação Publicado em 15/05/2020, às 17h10

None
Sex Pistols na Noruega, 1977 (Foto: Arne S. Nielsen para Billedbladet NÅ / Riksarkivet / Wikicommons)

Sid Vicious, ex-Sex Pistols, saiu da Rikers Island, prisão de segurança máxima, em 2 de fevereiro de 1979. Estava detido por atacar Todd Smith em um show, durante período de condicional pelo suposto assassinato de Nancy Spungen, namorada dele.

A mãe de Sid estava em êxtase. Organizou uma festa em casa para celebrar a liberdade do filho. Um dos convidados foi Jerry Only, baixista dos Misfits. Chegou bem cedo na casa de Sid, “então acabei ajudando a mãe dele, Anne Beverly, a preparar macarrão à bolonhesa,” relembrou em entrevista à Metal Hammer em 2011.

+++ LEIA MAIS: Os 10 discos de vinil mais caros da história: White Album dos Beatles, God Save The Queen dos Sex Pistols [LISTA]

“Depois, um monte de amigos dele chegaram, e só queriam saber de ficar chapados. Precisei bater em Sid algumas vezes [para ele acordar],” relembrou Only. Ele não usava drogas. “Disse: ‘isso é ridículo’, e a mãe dele: ‘acontece o tempo todo’. Respondi que nunca devia acontecer, e saí dali.”

Sid Vicious morreu de overdose naquele dia. Jerry Only soube poucas horas depois, quando Anne Beverly, mãe do ex-Sex Pistols, pediu para que o baixista do Misfists a levasse ao necrotério:

+++ LEIA MAIS: Os 50 discos favoritos de Kurt Cobain: lista tem de Beatles a Sex Pistols

“Nem acreditava… Mas eu era a única pessoa em Nova York com um carro - uma perua marrom e velha, da minha mãe - e virei o agente funerário. Levei a mãe dele até o legista, e depois para o cemitério onde Nancy estava enterrada. Ajudei ela a espalhar as cinzas de Sid."

Alguns marcam a overdose de Sid Vicious como suicídio- mas Only discorda da teoria: “As drogas eram fortes demais - o legista nunca tinha visto nada como aquilo.”

+++ O TERNO | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL