A capa da Rolling Stone com Eddie Van Halen - e Mike McCready, do Pearl Jam, explicando porque o elegeu como um dos maiores guitarristas de todos os tempos

Eddie conquistou a 8ª posição na lista da Rolling Stone EUA: "Você sabe quando vê um mestre"

Redação Publicado em 06/10/2020, às 19h48

None
Capa da Rolling Stone Brasil (Foto: Reprodução) e Eddie Van Halen (Foto: Kevin Winter / Getty Images)

Nesta terça, 6, o icônico guitarrista e fundador da banda Van Halen, Edward Lodewijk Van Halen morreu aos 65 anos devido a um câncer de garganta, o qual lutou contra durante a última década. A notícia foi confirmada pelo próprio filho e baixista do Van Halen desde 2006, Wolfgang, nas redes sociais oficiais do guitarrista. 

+++ LEIA MAIS: A guitarra hipnótica de Eddie Van Halen [ENTREVISTA]

O legado deixado por Eddie, é, de certa forma, imensurável. O músico foi capaz de repaginar o rock e a indústria fonográfica ao destoar dos longos e pesados ​​solos e os riffs básicos muito frequentes no Sex Pistols e Ramones e hipnotizar o público com melodias vibrantes e uma energia brutal. Aqui, evidenciamos os momentos em que Eddie Van Halen mudou completamente o rock n' roll

Em 2015, inclusive, o músico foi eleito como o 8º melhor guitarrista de todos os tempos, segundo a Rolling Stone EUA. Além de ter ocupado a primeira posição em uma enquete entre leitores da revista Guitar World

"Dizer que Eddie Van Halen era o maior guitarrista vivo não era nenhum exagero. Dentre aqueles que revolucionaram a forma de tocar o instrumento após a morte de Jimi Hendrix, ele talvez fosse o mais icônico, o mais explosivo, o mais perfeito resumo do que o termo 'guitar hero' representa no imaginário popular. Suas invenções sonoras intrincadas não só carregavam técnicas de outro planeta (que músicos até hoje tentam copiar), como também eram encharcadas de emoções cruas e sinceras, capazes de atingir em cheio os duros corações roqueiros", pontua Pablo Miyazawa, ex-editor-chefe da Rolling Stone Brasil.

Eddie foi responsável por fundar o Van Halen, ao lado do irmão Alex (baterista), Michael Anthony (baixista) e o vocalista David Lee Rooth, em Pasadena, na Califórnia, em 1972. Até então, o grupo lançou 12 discos de estúdio, entre eles alguns hits são prova de resistência contra o tempo como "Jump", "Runnin' With The Devil" e "Panama".  

O músico nasceu e cresceu na era do rock e teve como inspiração completa os grandes guitarristas dos anos 1960 como Jimi Hendrix, Eric Clapton e Jimmy Page. Ao conquistar a própria identidade rítmica, influenciou uma gama de artistas que vieram depois. Na lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos*, publicado pela Rolling Stone EUA, Mike McCready, guitarrista do Pearl Jam, discorre sobre o posto ocupado por Eddie

+++ LEIA MAIS: Ícones da música e fãs lamentam morte de Eddie Van Halen

"Quando eu tinha 11 anos, estava na casa do meu professor de guitarra e ele colocou "Eruption". Parecia que vinha de outro planeta. Eu estava aprendendo acordes básicos, coisas como AC / DC e Deep Purple; "Eruption" realmente não fazia sentido para mim, mas era glorioso, como ouvir Mozart pela primeira vez. Eddie é um mestre em riffs: "Unchained", "Take Your Whiskey Home", o início de "Ain't Talking‘ Bout Love". Ele ouve sons que não são necessariamente sons de guitarra - muitos harmônicos, texturas que acontecem apenas porque ele escolheu como soar.

Há um momento em "Unchained", que, inclusive, parece que há outro instrumento no riff. Muito está em suas mãos: a maneira como ele segura a palheta entre o polegar e o dedo médio (quando descobri que ele tocava desse jeito, tentei muito fazer, mas soou estranho.) Mas, por baixo disso, Eddie tem alma. É como o Hendrix - você pode tocar as coisas que ele escreveu, mas há um fator X que você não consegue entender. Eddie ainda tem. Eu vi o Van Halen na turnê de reunião há dois anos, e no segundo que ele saiu, eu senti a mesma coisa que sentia quando era criança. Você sabe quando vê um mestre".

Para homenagear o lendário guitarrista, selecionamos os 9 solos mais incríveis já feitos por ele. Ouça aqui


*A lista dos 100 melhores guitarristas de todos os tempos, após ser publicada na Rolling Stone EUA, foi traduzida para capa da edição de fevereiro de 2012 da revista impressa da Rolling Stone Brasil. 


+++ TERNO REI: ‘ANTES DE LANÇAR, VOCÊ NUNCA SABE SE É BOM OU RUIM’ | ROLLING STONE