Como Homem de Ferro passou de ‘série B’ da Marvel para herói renomado?

Nem sempre o personagem teve todo o reconhecimento que merece

Redação Publicado em 19/06/2020, às 19h41

None
Tony Stark: Iron Man (arte: Dan Slott/ Reprodução Marvel Comics)

Apesar do Homem de Ferro ser um herói renomado atualmente nos quadrinhos da Marvel, nem sempre o personagem teve todo o reconhecimento que merece.

Criado nos anos 1960, o personagem foi bem recebido pelo público, principalmente pela participação no grupo dos Vingadores, como relembra o site Canal Tech. O Homem de Ferro conseguiu uma base de fãs também por causa das séries animadas.

+++LEIA MAIS: Robert Downey Jr. queria outra fala final para o Homem de Ferro em Vingadores: Ultimato

No entanto, o título mensal do herói passou a não funcionar depois de um tempo e a popularidade dele caiu nos anos 1980. Por causa das vendas baixas, as HQs do personagem quase foram encerradas e ele passou a aparecer menos nos quadrinhos. Por isso, o herói foi catalogado como 'série B' na editora.

Isso só mudou com a interferência de Michelinie e Bob Layton. Os escritores criaram a saga Guerra das Armaduras (1988), que mostrou o protagonismo do Homem de Ferro e a aliança dele com outros heróis da Marvel. A HQ fez sucesso, rodou por sete edições e colocou o Iron Man de volta na 'série A' da editora.

+++ LEIA MAIS: Robert Downey Jr. tinha técnica curiosa para sempre aparecer comendo como Homem de Ferro

Mesmo assim, os anos 1990 vieram como um baque para o mercado de quadrinhos - e o Homem de Ferro sofreu outra baixa. Na iniciativa Herois Renascem, ele chegou a ser reformulado, mas a tentativa não foi muito bem recebida.

Só na virada do século a Marvel voltou os olhos para o personagem. Os roteiristas Brian MichaelBendis e Mark Millar deram uma abordagem mais moderna para o herói - e para os Vingadores. A partir dessa revitalização, como o site aponta, o Homem de Ferro se tornou um dos pilares do grupo e o principal contraditor dos pensamentos do Capitão América.

+++ LEIA MAIS: Como Robert Downey Jr. quebrou o tornozelo durante Homem de Ferro 3? Guy Pearce relembra

Como as ações do Iron Man interferiram no universo inteiro da Marvel, ele se tornou um personagem super importante e influente. Depois do sucesso nos cinemas com o protagonismo de Robert Downey Jr., o personagem ganhou ainda mais arcos nos quadrinhos e se consagrou como um dos heróis mais essenciais da editora.


+++ A PLAYLIST DO RUBEL