Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Four Seasons - os Beatles norte-americanos; entenda a rivalidade entres as duas bandas

O grupo liderado por Frankie Valli, cuja história é contada no filme Jersey Boys: Em Busca da Música, disputava o sucesso com o quarteto de Liverpool

Paulo Cavalcanti Publicado em 26/06/2014, às 17h00 - Atualizado às 19h49

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
<b>8 - 1990 - O fim dos Seasons:</b>
<br>
A formação original do Four Seasons se reúne pela primeira vez desde a metade dos anos 60. Seria, também, a última vez. - Divulgação
<b>8 - 1990 - O fim dos Seasons:</b> <br> A formação original do Four Seasons se reúne pela primeira vez desde a metade dos anos 60. Seria, também, a última vez. - Divulgação

Quando os Beatles e outras bandas britânicas estouraram mundialmente a partir de 1964, acabaram suplantando muitos artistas que até então se mantinham fortes na batalha pelo sucesso. Nos Estados Unidos, dois grupos resistiram à invasão britânica: os Four Seasons e os Beach Boys.

Galeria: veja 10 faixas para entender o som do Four Seasons

Entre o período que compreende o ano de 1962, quando fez sucesso com canções como “Sherry” e “Big Girls Don’t Cry”, até a primeira metade da década de 90, a banda liderada pelo cantor Frankie Valli colocou 46 canções entre as 100 mais. Destas 46 faixas, 39 delas foram lançadas ainda nos anos 60. Apesar de não terem nada a ver musicalmente, os nomes dos Four Seasons e dos Beatles eram ligados na época por outros motivos. E se não fosse pelos norte-americanos, talvez a história do grupo de Liverpool pudesse ser diferente.

Clint Eastwood não arrisca em biografia musical Jersey Boys: Em Busca da Música.

Em viagem pela Inglaterra, o tecladista e compositor Bob Gaudio ouviu o Fab Four e virou fã instantaneamente. Ao pegar o avião de volta para a casa, insistiu para que os executivos da Vee jay, gravadora dos Four Seasons, ouvissem John, Paul, George e Ringo. Foi assim que os primeiros singles dos Beatles chegaram aos Estados Unidos em 1963 pela Vee Jay. Mesmo com a inexpressiva venda destes discos, eles serviram para dar ao público norte-americano o primeiro gostinho da beatleamania. Quando os Beatles desembarcaram em solo ianque em 1964, finalmente a Capitol Records acordou e assinou com o quarteto inglês.

Exclusivo: Clint Eastwood e elenco falam sobre Jersey Boys: Em Busca da Música; assista.

A Vee Jay, contudo, ainda tinha direito de colocar no mercado algum material dos Beatles nos meses seguintes. Nesse contexto, engendraram o álbum duplo Beatles Vs The Four Seasons. Com chamadas sensacionalistas como “a batalha internacional do século” e “seja o juiz e decida”, cada LP tinha canções de um dos artistas. Hoje, o raríssimo Beatles Vs The Four Seasons é um dos discos mais procurados pelos colecionadores de ambas as bandas.

Empresa se torna responsável pelo licenciamento mundial da obra de John Lennon.

Os Four Seasons também tinham uma relação de rivalidade amistosa com os Beach Boys. Se os Four Seasons eram os representantes genuínos da cultura da costa leste, fazendo o tipo de música que representava a juventude da classe operária de Nova Jersey e de Nova York, os Beach Boys refletiam o lado dourado e ensolarado da Califórnia. Além disso, eles outra coisa em comum: eram grupos vocais cujas harmonias ganhavam força com o falsete – no Four Seasons, feito por Frankie Valli e nos Beach Boys, por Brian Wilson.

Discos em vinil dos Beatles serão relançados com áudio mono.

Em 1963, os Beach Boys cutucaram a banda de Nova Jersey com a faixa "Surfers Rule". Depois de falarem que os surfistas eram os caras mais descolados do mundo, ameaçavam explicitamente os concorrentes: “Four Seasons, é melhor vocês acreditarem nisso”. E ainda faziam menção ao hit “Walk Like a Man”, sucesso dos rivais. A resposta da turma de Frankie Valli aconteceu no ano seguinte com "No Surfing Today", que foi lado B do single de sucesso “Dawn”. A canção "No Surfing Today" é um clone perfeito dos Beach Boys e parecia uma paródia sinistra de “Surfer Girl”, sucesso dos californianos. A letra, porém, não é nada otimista: a namorada do protagonista morria afogada. No final, os Four Seasons insistiam: “Chega de surfe hoje”. Os Four Seasons e os Beach Boys só foram se encontrar profissionalmente em 1984, quando gravaram o single “East Meets West”.

Edição 91: Como os Beatles Conquistaram o Mundo.

Ouça aqui "Surfers Rule" e, logo abaixo, "No Surfing Today":