Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Há 60 anos, Beatles se apresentavam pela 1ª vez no Cavern Club e mudavam história da música

Os Beatles se apresentaram pela 1ª vez no The Cavern Club, em Liverpool, em 9 de fevereiro de 1961

Redação Publicado em 10/02/2021, às 11h43

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Os Beatles no Cavern Club (Foto: Reprodução/ Twitter/ Liverpool Beatles Museum)
Os Beatles no Cavern Club (Foto: Reprodução/ Twitter/ Liverpool Beatles Museum)

Em 9 de fevereiro de 1961, há 60 anos, os Beatles subiam pela primeira vez no palco do The Cavern Club, em Liverpool, Inglaterra, para dar início à jornada que mudaria o rumo da história da música, tornando o grupo um dos mais famosos e influentes existentes.  

O primeiro concerto dos Beatles no The Cavern Club teve início às 13h e terminou às 14h (naquela época, era comum os clubes londrinos realizarem shows na hora do almoço, os Lunch Sessions), e o valor cobrado foi de 5 libras. 

+++LEIA MAIS: O dia em que os Beatles convidaram uma fã carioca para gravar 'Across the Universe' [FLASHBACK]

Na ocasião, os Fab Four ainda se apresentavam como um quinteto, com John Lennon, Paul McCartney e George Harrison na formação, mais o baterista Pete Best - que foi substituído por Ringo Starr posteriormente, e o baixista Stuart Sutcliffe, que abandonou a banda quando fizeram estadia em Hamburgo, na Alemanha, e faleceu anos depois. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Foi, inclusive, em uma das apresentações no The Cavern Club que os Beatles chamaram a atenção do empresário Brian Epstein, que foi assisti-los por indicação de um amigo. Resultado: Epstein se encantou pela energia e qualidade sonora vista e se tornou representante dos jovens roqueiros, conseguindo contrato com uma grande gravadora, a Parlophone, da EMI

Antes de deixarem o The Cavern Club e conquistarem o mundo dando início à beatlemania, o grupo realizou o total de 300 concertos no local, o transformando em uma espécie de "antro sagrado do rock" e ponto turístico para qualquer fã de Beatles. 

+++LEIA MAIS: Como Paul McCartney escreveu 'All My Loving', dos Beatles, sozinho? [FLASHBACK]

Em 2018, Paul McCartneyretornou ao palco do The Cavern Clubpara um show especialíssimo e intimista. Atualmente, devido às medidas sanitárias impostas pelo governo para conter a pandemia do coronavírus, o local permanece fechado e lutando para sobreviver.  


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL