Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Milagre na Cela 7: Por que filme da Netflix fez tanto sucesso?

Filme turco, Milagre na Cela 7 foi um sucesso na Netflix - mas por quê?

Redação Publicado em 01/03/2022, às 17h20

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Pôster do filme Milagre na Cela 7 (Foto: Divulgação/Netflix)
Pôster do filme Milagre na Cela 7 (Foto: Divulgação/Netflix)

O filme turco Milagre na Cela 7chegou à Netflix em março de 2020, cinco meses após a estreia nos cinemas, e se tornou sucesso na plataforma desde então, aparecendo constantemente entre os títulos mais assistidos na plataforma pelos brasileiros. 

No drama, um homem com deficiência intelectual precisa provar a inocência após ser acusado pelo assassinato da filha de um comandante. Entre diversos motivos para as ótimas reações à Milagre na Cela 7, separamos alguns. Confira:

+++ LEIA MAIS: Os 33 filmes da Netflix para assistir quando quiser chorar, segundo a Cosmopolitan

Quarentena

A estreia do filme na Netflix aconteceu juntamente à declaração da Organização Mundial da Saúde de que o mundo passa por uma pandemia de coronavírus. Pouco tempo depois, diversos países anunciaram a quarentena, e o consumo de conteúdo por demanda aumentou consideravelmente. Com isso, a chegada de Milagre na Cela 7foi favorecida pelo momento.


Cultura

O filme da Turquia promove a conexão com outro idioma e cultura, algo pouco acessível antes de serviços de streaming. Como comentou Omelete, esse conteúdo “geralmente só chegariam aqui na Mostra Internacional de Cinema”, para uma parcela menor de pessoas.

Pouco tempo após as vitórias históricas de Parasita, filme sul-coreano, no Oscar 2020, o público tem maior interesse por produções estrangeiras fora dos Estados Unidos e Europa.

+++ LEIA MAIS: Netflix passa a valer quase US$ 1 trilhão durante pandemia de coronavírus


Reconhecimento na Turquia

A publicação também aponta o sucesso do drama no país de origem. No Brasil, filmes norte-americanos dominaram os cinemas em 2019, mas Milagre na Cela 7 foi o filme mais assistido na Turquia, seguido por outras produções nacionais no pódio da bilheteria.


Mensagem

Apesar do apelo pela imersão na cultura turca, a narrativa segue elementos universais e poderia causar identificação com pessoas das mais diferentes nacionalidades. Omelete aponta a mensagem otimista e esperançosa do filme como pontos cruciais do filme, que é comparado com À Espera de um Milagre (2000) e Uma Lição de Amor (2002).


Oscar 2022: qual é, de fato, o Melhor Filme da premiação?

  • Drive My Car
  • No Ritmo do Coração
  • Ataque dos Cães
  • Amor, Sublime Amor
  • Licorice Pizza
  • King Richard: Criando Campeãs
  • Belfast
  • Duna
  • O Beco do Pesadelo
  • Não Olhe Para Cima