Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone
Notícias / Luto

Morre Shane MacGowan, cantor do The Pogues, aos 65 anos

O falecimento de Shane MacGowan, ícone da música folk irlandesa, foi confirmado pela esposa dele, a jornalista Victoria Clarke

Shane MacGowan fez sucesso como integrante do The Pogues (Foto: Tristan Fewings/Getty Images)
Shane MacGowan fez sucesso como integrante do The Pogues (Foto: Tristan Fewings/Getty Images)

Shane MacGowan, integrante do The Pogues e um ícone da música folk irlandesa, morreu aos 65 anos, segundo informações da Rolling Stone UK. A notícia chega uma semana após ele receber alta do hospital na Irlanda, onde recebia tratamento há quatro meses.

A jornalista Victoria Clarke, esposa do artista, foi quem confirmou a morte. Em publicação feita nas redes sociais, ela descreveu o artista como "a luz que tenho diante de mim e a medida dos meus sonhos."

Sou abençoada além das palavras por tê-lo conhecido e por tê-lo amado e por ser tão infinita e incondicionalmente amada por ele e por ter tantos anos de vida e amor.

+++LEIA MAIS: Linda Ramalho lança álbum de estreia em cantando Zé Ramalho [ENTREVISTA]

"Não há como descrever a perda que estou sentindo e a saudade de apenas mais um de seus sorrisos que iluminaram meu mundo," continuou. "Obrigada, obrigada, obrigada, obrigada por sua presença neste mundo, você o tornou tão brilhante e deu tanta alegria a tantas pessoas com seu coração, alma e sua música. Você viverá em meu coração para sempre. Delicie-se no jardim todo molhado pela chuva que você tanto amou."

Já em nota do The Pogues, a banda afirmou como "foram lidas orações e últimos ritos que deram conforto à família dele." A causa da morte de Shane MacGowan não foi confirmada até o momento, mas ele foi hospitalizado recentemente em junho de 2023, poucos meses após ter sido internado em dezembro de 2022 com encefalite viral, uma condição que causa inchaço no cérebro.

+++LEIA MAIS: Idles anuncia turnê mundial para 2024 - e nada de Brasil

Em uma foto compartilhada no Instagram no início de novembro de 2023, Clarke compartilhou uma foto de MacGowan com um aparelho respiratório, além de agradecer Spider Stacy, colega de banda do The Pogues, e ao músico irlandês Terry Woods por visitá-lo no hospital.

Shane MacGowan, que fundou The Pogues com Stacy e o banjoista Jem Finer em 1982, era conhecido pelo pioneirismo do Celtic Punk – que pegou as inclinações folk tradicionais da música irlandesa e injetou nela um toque mais abrasivo e rock.

+++LEIA MAIS: Muitos astros do K-pop 'dependem de medicamentos' para viver, diz cantora

A banda é bastante conhecida por "Fairytale Of New York," hit de Natal lançado em 1987, mas alcançou milhões de pessoas em todo o mundo por meio de álbuns como Rum, Sodomy & The Lash (1985) e If I Should Fall From Grace With God (1988).

MacGowan deixou o grupo em 1991 devido a problemas com bebida, mas voltou à formação em 2001, quando as turnês regulares de final de ano se tornaram um marco no período festivo para muitos fãs.

+++LEIA MAIS: Bad Bunny tem o álbum mais reproduzido no mundo pelo segundo ano consecutivo

Receba o melhor do nosso conteúdo em seu e-mail

Cadastre-se, é grátis!