Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Morre Sylvain Sylvain, guitarrista do New York Dolls, aos 69 anos

O músico lutou contra o câncer por mais de dois anos

Redação Publicado em 15/01/2021, às 09h26

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sylvain Sylvain, do New York Dolls (Foto: Getty Images /Kristian Dowling)
Sylvain Sylvain, do New York Dolls (Foto: Getty Images /Kristian Dowling)

Sylvain Sylvain, lendário guitarrista do New York Dolls, morreu aos 69 anos na última quarta, 13, após lutar contra o câncer por mais de dois anos. A notícia foi confirmada pela esposa do músico, Wanda O’Kelly Mizrahi, na última quinta, 14, em uma postagem na página oficial do artista no Facebook. (Via Rolling Stone EUA)

"Como muitos de vocês sabem, Sylvain enfrentou uma batalha contra o câncer nos últimos dois anos e meio. Apesar de ter lutado bravamente, ontem ele morreu da doença. Enquanto sofremos por sua partida, sabemos que ele finalmente está em paz e sem dor. Por favor, aumente o som com suas músicas, acendam uma vela, façam uma oração.”

+++ LEIA MAIS: “É impossível ser mais sincero do que Johnny Thunders com uma guitarra”, diz diretor de documentário sobre o ex-New York Dolls

A publicação também contou com uma carta do músico Lenny Kaye, que relembrou a trajetória de Sylvain e a importância dele no New York Dolls. (Confira o comunicado e a carta completa aqui). 

“O papel dele na banda era vital, mantendo os satélites giratórios dos companheiros em precisão. Embora ele tenha tentado manter a banda, no final, a fábula moral do Dolls os dominou, [mas] não antes de semear uma influência que formaria muitas gerações do rock ainda por vir.”

Já o vocalista do New York Dolls, David Johansen, fez uma postagem em homenagem a Sylvain no Instagram e relembrou a primeira vez que viu o colega chegar a um ensaio. “Eu o amei instantaneamente. Eu vou sentir sua falta, amigo. Eu vou manter o fogo da casa aceso”, escreveu Johansen

Sylvain Mizrahi nasceu no Cairo, no Egito, em 1951, e morou na França antes de se mudar com a família para Nova York. Depois de participar da banda Actress, Sylvain ajudou a fundar o New York Dolls, em 1971.

O músico atuou como guitarrista, mas também tocou piano e contribuiu para as composições nos dois primeiros discos, New York Dolls e Too Much Too Soon

+++ LEIA MAIS: Guns N’ Roses fizeram um show acústico incrível no CBGB’s, o berço do punk, em 1987; assista

Conforme a banda se apresentava em casa de shows que se tornaram históricas, como o CBGBe o Max’s Kansas City, os músicos se tornaram os pioneiros do movimento punk, conhecido como proto-punk. 

Com o término da banda em 1977, Sylvain trabalhou em projetos solos e colaborou com diversos artistas. Mais tarde, a banda se reuniu novamente e o músico ajudou nos últimos três discos do grupo, que se separou em 2012. 

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ TICO SANTA CRUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL