7 músicas que viralizaram no TikTok - e conquistaram o topo das paradas

Do trap country de "Old Town Road" até o pop cativante de "Say So", da Doja Cat; veja os hits que emplacaram após aparecerem no aplicativo

Nicolle Cabral Publicado em 05/03/2020, às 16h35

None
Lil Nas X e Billy Ray Cyrus em cena do clipe "Old Town Road" (Foto: Reprodução / YouTube)

Em um pequeno estúdio de Atlanta e com apenas US$ 50, o rapper Lil Nas X entregou um dos maiores sucessos globais de 2019: "Old Town Road", um cross entre o country e o hip-hop. Além da autenticidade do artista ao unir os dois gêneros e da divulgação orgânica nas redes sociais, um detalhe fez a diferença: o Yeehaw Challenge no Tik Tok, aplicativo de compartilhamento de vídeos curtos. 

O desafio consistia em fazer os usuários - conhecidos como "TikTokers" - a se transformarem em cowboys enquanto a música tocava no fundo. A atividade decolou entre usuários do aplicativo, e, com isso, a faixa também. Semanas depois, "Old Town Road" entrou pela primeira vez nas paradas norte-americanas no 83º lugar, conquistou o primeiro lugar do Hot 100 da Billboard e permaneceu por 19 semanas consecutivas. 

Com vídeos de 3 a 15 segundos, o aplicativo impactou diretamente o consumo da música pop ao se tornar palco de outros sucessos. Ao analisar isso, reunimos 7 músicas que viralizaram no Tik Tok e conquistaram o topo das paradas. Veja abaixo: 

Tones and I - "Dance Monkey" 

"Dance Monkey" é o segundo single de The Kids Are Coming, EP de estreia da cantora e compositora australiana Toni Watson. A faixa, inclusive, foi a única de língua estrangeira a estar entre as mais ouvidas do Carnaval 2020 no Brasil, além disso, está no Hot 100 da Billboard, no Top 100 da Rolling Stone Charts e foi a artista que ficou mais tempo no topo do ranking global do Spotify. 


Doja Cat - "Say So" 

Doja Cat é mais uma das artistas a lucrar com o fenômeno do Tik Tok. Com o pop cativante, "Say So" ganhou força e subiu no Hot 100 da Billboard na 86º posição. Essa é a terceira faixa da artista nas paradas, mas a primeira do disco mais recente, Hot Pink, lançado em novembro de 2019. 


Roddy Ricch - "The Box"

"The Box" integra o disco Please Excuse Me for Being Antisocial do rapper do sul da Califórnia, Roddy Ricch. O single foi responsável por desbancar "Yummy", o primeiro projeto de Justin Bieber desde o último disco Purpose, de 2015. A faixa lidera a 12 semanas o topo do Hot 100 da Bilboard.

+++ LEIA MAIS: Quem é Roddy Ricch, rapper que desbancou Justin Bieber do topo das paradas?


Lizzo - "Truth Hurts"

Com o #DNATest Challenge, no TikTok, a faixa "Truth Hurts", lançada em 2017, conquistou as paradas da Billboard e integrou o disco Cuz I Love You, de 2019. Além disso, a artista foi eleita pela revista Time como Artista do Ano (2019) e indicada ao Grammy 2020 em oito categorias.


Arizona Zervas - "Roxanne"

O single "ROXANNE", de Arizona Zervas, rapper de Los Angeles, conquistou o primeiro lugar no Hot Rap Songs da Billboard e foi tocada incessantemente nas rádios comerciais norte-americanas após viralizar no apllicativo.


Saweetie - "My Type"

A rapper de 26 anos conquistou a primeira posição nas paradas da Billboard (Rhythmic Songs), e pode agradecer ao TikTok por isso. A faixa, que integra o disco ICY, foi o pano de fundo para alguns dos vídeos mais engraçados do aplicativo. 



+++ KAROL CONKA NO DESAFIO 'MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO'