Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Neil Patrick Harris revela que nunca foi instruído por um coreógrafo do sexo em seus filmes

Neil Patrick Harris diz que foi na série Uncoupled a primeira vez que conheceu o trabalho de um coordenador de intimidade

Redação Publicado em 02/08/2022, às 14h45

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Neil Patrick Harris. (Foto: GettyImage)
Neil Patrick Harris. (Foto: GettyImage)

O ator Neil Patrick Harris contou em entrevista à Elle que nunca gravou uma cena de sexo sendo instruído por um coreógrafo. Harris explica que em Garota Exemplar(2014), dirigido por David Fincher, na cena em que ele e a atriz Rosemund Pike fazem sexo, foi dito apenas para eles ensaiarem e depois apresentarem ao diretor, o que pode ter sido desconfortável.

“Tivemos que encontrar David Fincher, que estava em outra sala. Ele sentou-se enquanto o mostrávamos. Ele estava tipo, 'Sim, isso vai funcionar.' Mas isso foi em outros tempos”, disse.

A cena do filme, vivida por Harris e Pike, é graficamente violenta onde o personagem Desi(Harris) é esfaqueado até a morte por sua ex-namorada Amy(Pike), enquanto os dois fazem sexo. 

+++LEIA MAIS: Emmy 2022: Veja os indicados da 74ª edição da premiação

O ator explica que a primeira vez que conheceu o trabalho de um coreógrafo do sexo foi em Uncoupled (2022), série produzida pela Netflix, em que Harris faz o papel de Michael, que precisa se redescobrir como um homem solteiro aos quarenta anos.

“[Foi] realmente ótimo. Eu nunca tinha trabalhado com um antes. Toda vez que você está fazendo uma cena com qualquer tipo de intimidade, faz todo o sentido ter alguém que esteja lá que esteja ciente de qualquer coisa que você esteja planejando fazer e, se alguém se sentir desconfortável com alguma coisa, pode ir o coordenador para deixar isso claro”, disse ele.


O que fazem os coreógrafos do sexo

Os coreógrafos do sexo são profissionais que acompanham e coordenam cenas de sexos e nudez entre os atores. A função foi oficializada em 2019 pelo sindicato americano dos artistas (SAG-AFTRA) e estabelece regras a serem aplicadas para gravar cenas de intimidade e evitar constrangimentos e desconforto entre os profissionais. 

A profissão ganhou destaque em 2017 com o movimento #MeToo onde uma série de atrizes falaram sobre momentos de abusos vividos dentro do set. Desde então, têm sido comum a contratação de coreógrafos do sexo para cenas que envolvem nudez ou qualquer intimidade.

+++LEIA MAIS: Euphoria: O que Sydney Sweeney aprendeu ao interpretar Cassie na série da HBO?


Sydney Sweeney em Euphoria (2019)

A atriz que interpreta Cassie em Euphoria, Sydney Sweeney falou o quão importante considera o trabalho de um coreógrafo do sexo no set, especialmente quando pode negociar com o diretor sobre alguma cena que soa desconfortável. 

“Eles vão orientá-lo em tudo o que vai acontecer e mesmo que você tenha assinado um contrato dizendo: 'Sim, eu vou fazer isso [cenas de sexo ou nudez]', você ainda pode mudar de ideia. Você pode dizer que não se sente confortável e eles [coreógrafos] serão os únicos a comunicar isso para que você não se sinta tão mal. " disse ela ao site Roger Ebert em 2020.

+++LEIA MAIS: Euphoria: Por que Sydney Sweeney quase perdeu papel de Cassie? Atriz responde


Maus exemplos 

Em Azul é a Cor Mais Quente, filme de 2013 dirigido por Abdellatif Kechiche, as atrizes principais denunciaram abusos nos bastidores das gravações, principalmente por parte de Kechiche. O longe conta com uma cena de sexo que dura sete minuto, mas exigiu mais de 100 takes. 

Em relatos feitos pela atriz Léa Seydoux, ela conta que as filmagens duraram mais de 10 horas consecutivas e que as atrizes choravam durantes as gravações por dormência e machucados no corpo.