Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Paul McCartney supostamente plagiou Ob-La-Di, Ob-La-Da?

A faixa do The White Album gerou algumas polêmicas quando lançada em 1968

Redação Publicado em 10/10/2019, às 11h50

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Paul McCartney em 1964 (Foto: AP Images)
Paul McCartney em 1964 (Foto: AP Images)

"Ob-La-Di, Ob-La-Da" dos Beatles desde quando chegou ao público pela primeira vez em 1968 dividiu fãs e os críticos. Alguns acham divertida, outros acham que é a música mais kitsch que os Beatles já escreveram. Além das opiniões, Paul McCartney ainda foi acusado de plagiar a letra da música. 

+++LEIA MAIS: Paul McCartney e Ringo Starr voltam à Abbey Road e lançam novo clipe de 'Here Comes The Sun'; assista

Origem e significado de 'Ob-La-Di, Ob-La-Da'

Segundo a AllMusic, Jimmy Scott era um jogador nigeriano que trabalhou com Stevie Wonder e Rolling Stones no auge. Em 1960, Scott conheceu Paul McCartney, na mesma época, ele teve uma banda chamada de Ob-la-di Ob-la-da Band. O nome veio de uma frase em iorubá "ob-la-di-ob-la-da", que significa "a vida continua". Isso inspirou Paul McCartney a escrever a canção. 

+++ Leia Mais: 50 anos de uma obra-prima: 9 curiosidades sobre Abbey Road, dos Beatles [LISTA]

Plágio

Quando a música foi gravada, Scott disse que merecia o crédito como co-escritor por ter apresentado a McCartney a frase "ob-la-di-ob-la-da", mas ele discordou. 

Logo depois, Scott foi preso por não pagar pensão alimentícia. McCartney então se ofereceu para pagar as contas legais de Scott com a condição de que ele não buscaria mais o crédito como co-escritor da canção. 

No fim, Scott aceitou, se juntou a uma banda de punk rock chamada Bad Manners e morreu em 1986.

Recentemente, McCartney anunciou o lançamento de duas novas músicas para 2019. "Home Tonight" e "In a Hurry" estarão disponíveis para download no dia 22 de novembro.