Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Primeiro show de Jimi Hendrix foi no porão de uma sinagoga - e ele foi expulso da banda no mesmo dia

O grupo demitiu o jovem guitarrista por ele ser exibido e selvagem demais no palco

Redação Publicado em 21/02/2020, às 09h13

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Jimi Hendrix (Foto:Bruce Fleming/AP Images)
Jimi Hendrix (Foto:Bruce Fleming/AP Images)

No dia 20 de fevereiro de 1959, 61 anos atrás, Jimi Hendrix subiu fez o primeiro show da carreira dele, com apenas 16 anos de idade. Como lembrado pelo site Louder Sound, a apresentação foi realizada no porão da Temple De Hirsch Sinai, uma das maiores sinagogas da cidade norte-americana de Seattle.

Acompanhado por uma banda sem nome e formada por alguns meninos mais velhos que estudavam na mesma escola que ele, Hendrix, ou melhor, Butch (como era conhecido na época) tocou com uma guitarra Supro Ozark 1560 S, que havia ganhado do pai há pouco tempo.

+++LEIA MAIS: Jimi Hendrix chamou Paul McCartney para formar supergrupo com Miles Davis; por que deu errado?

Mas a participação dele nesse grupo não durou quase nada. Aliás, não durou mais que esse show de estreia: apesar de estar extremamente nervoso, ele foi demitido por ser muito exibido e fazer questão de demonstrar demais a habilidade e facilidade que tinha em tocar o instrumento.

De acordo com o Louder Sound, Carmen Goudy, namorada do guitarrista na época, lembra da transformação impressionante que aconteceu naquele palco, e o nervosismo pareceu ter sumido quando começaram a tocar: "Ele tocou de forma feroz. Quando foram apresentar os integrantes da banda, e as luzes focaram nele, ele ficou ainda mais selvagem", contou Carmen.

+++LEIA MAIS: Como LSD e ficção científica levaram Jimi Hendrix a criar a obra-prima Axis: Bold As Love depois do clássico Are You Experienced?

Ela recorda também de, depois da demissão, ter sugerido para ele considerar não ser tão chamativo com os solos de guitarra e com a postura no palco, mas Hendrix recusou a ideia e disse que isso não corresponderia ao estilo dele.

Uma grande perda para essa banda. Mal sabiam que aquele jovem viria a se tornar um dos guitarristas mais famosos de todos os tempos, e um dos principais nomes a tocar no lendário festival Woodstock.

+++LEIA MAIS: O que Jimi Hendrix disse sobre Bob Dylan ‘cantar fora do tom’?

Entre 1967 e 1968, o músico lançou 3 álbuns de estúdio com o projeto The Jimi Hendrix Experience, que, ao longo dos anos, conquistaram o status de clássicos da música mundial: Are You Experienced, Axis: Bold as Love e Electric Ladyland.


+++ SESSION ROLLING STONE: RUBEL TOCA MANTRA