Qual disco foi o mais vendido de Bob Marley?

Cerca de 15 milhões de unidades do álbum foram enviadas aos Estados Unidos

Felipe Grutter (com supervisão de Yolanda Reis) Publicado em 01/06/2021, às 13h50

None
Bob Marley (Foto: Reprodução / Multishow)

Ao longo da vida, Bob Marley, com os The Wailers, lançou diversas canções e discos icônicos, os quais circularam o mundo e representaram um grande marco na história do reggae - e da música. De acordo com o Cheat Sheet, o álbum mais vendido do artista foi Legend, lançado em 8 de maio 1984.

Nos Estados Unidos, Legend foi certificado 15 vezes como platina. No país, foram enviadas cerca de 15 milhões de unidades. No mundo, vendeu cerca de 25 milhões. Nenhum álbum de reggae chega perto desses números, inclusive os outros de Marley.

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Bob Marley: futebol, atentado e mais [LISTA]

A trajetória de Legend começou no início dos anos 1980. Chris Blackwell, fundador da Island Records, contratou Dave Robinson para dirigir a divisão britânica da gravadora. Robinson começou a gestão com uma missão assustadora: precisava compilar um conjunto dos maiores hits de Bob Marley. Para ter sucesso, o executivo decidiu seguir uma direção completamente diferente.

No lugar de vender o cantor como uma figura política, Robinson quis fazer algo mais simples. "Minha visão de Bob, do ponto de vista do marketing, era vendê-lo para o mundo branco," revelou ao Phoenix New Times.

+++LEIA MAIS: Como o The Clash inspirou Bob Marley a compor 'Punky Reggae Party'?

Ao invés de "Slave Driver" e "Burnin' and Lootin'," os fãs receberam "Satisfy My Soul," "Is This Love" e "Jamming."


+++ SUPLA | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL