Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Qual é o instrumento musical mais antigo do mundo?

Feito de ossos, o instrumento foi feito na pré-história - e prova que, naquela época, o Homem já gostava de música

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 22/10/2020, às 19h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Representação de músicos no Antigo Egito (Foto: Reprodução)
Representação de músicos no Antigo Egito (Foto: Reprodução)

Desde quando o Homem se interessa por música? Talvez, essa pergunta consiga ser respondida pelo instrumento musical mais antigo do mundo: a flauta. 

Apesar de a percussão com o corpo realizada pelo homem primitivo já ser pensada como música, a construção de objetos capazes de emitir sons foi um marco para a história musical - e o primeiro deles, feito de ossos, foi a flauta. 

+++LEIA MAIS: Tocar um instrumento musical ajuda na manutenção da saúde mental, revela estudo

O instrumento de sopro era retratado em pinturas de cavernas, mas nunca ficou evidente a verdadeira idade dele. Contudo, em 2009, uma descoberta arqueológica mudou o que já era conhecido sobre os instrumentos pré-históricos, apresentando à atualidade uma flauta cuja idade é datada entre 43 e 82 mil anos.

A flauta mais antiga do mundo 

Escavações arqueológicas das últimas décadas descobriram diversos exemplares de flautas feitas dos ossos dos mais diversos animais - de tíbia de abutre a fêmur de urso e marfim. No entanto, uma escavação feita em uma caverna na Alemanha, em 2009, encontrou uma flauta pré-histórica cuja idade pode chegar a 82 mil anos. 

+++LEIA MAIS: 90% das pessoas desiste de tocar guitarra em até 12 meses, diz presidente da Fender

Foram descobertas no sudoeste da Alemanha flautas de marfim e de osso de abutre, sendo a última a mais preservada. O objeto tem 5 orifícios para os dedos e pode emitir diversas notas musicais.

Flauta descoberta na Alemanha (Foto: H. Jensen/Universidade de Tübingen)

Composta por 12 pedaços, a flauta foi encontrada em uma escavação em um acampamento neandertal, uma espécie ancestral humana já extinta que conviveu com o Homo sapiens na Europa e em parte da Ásia.

+++LEIA MAIS: Qual instrumento ‘estranho’ do blues fez de ‘Strawbeerry Fields’, dos Beatles, tão inusitada?

O Homem primitivo e a música 

Após analisar a flauta, o musicologista Bob Fink concluiu que o homem Neandertal já usava a escala de sete notas conhecida no Ocidente - e essa foi uma grande descoberta para o mundo da música.

A partir da escavação, compreendeu-se que a tradição musical, antes tida como iniciada apenas no período paleolítico (entre 20 e 30 mil anos atrás), iniciou muito antes. Além disso, um estudo da revista científica Nature afirmou que as flautas são testemunhas de uma explosão de criatividade desses primeiros habitantes da Europa. 


+++ XAMÃ: ‘SE VOCÊ NÃO SENTE NADA COM UMA MÚSICA, É PORQUE TEM ALGUMA COISA ERRADA' | ROLLING STONE BRASIL