Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Quando Tina Turner quis proibir "A Vida de Tina" de usar seu nome

Em 2021 Tina Turner tentou proibir artistas brasileiras a usarem nome Tina; entenda

Redação Publicado em 24/05/2023, às 18h06

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Tina Turner (Foto: Getty Images /Sean Gallup)
Tina Turner (Foto: Getty Images /Sean Gallup)

A consagrada cantora Tina Turner,  morta nesta quarta (24) aos 83 anos, tentou impedir que o perfil de humor brasileiro A Vida de Tina utilize o nome Tina. Em julho de 2021, os advogados que representam a estrela internacional no Brasil notificaram as atrizes Júlia Burnier e Isabela Mariotto solicitando o não registro do nome. 

Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, a notificação extrajudicial emitida pelo escritório de advocacia que representa Tina Turner no Brasil solicita que Júlia e Isabela não registrem a marca Tina no Instituto Nacional da Propriedade Industrial(INPI), no ramo de serviços de música, musicais e serviços relacionados.

+++LEIA MAIS: Quantas mulheres entraram duas vezes para o Hall da Fama do Rock and Roll?

O documento diz: "Nosso cliente é titular de vários registros em vigor para a marca Tina no Canadá, na comunidade Europeia, no Reino Unido e nos Estados Unidos....O uso da marca Tina na composição da marca A Vida de Tina é suscetível de induzir o público em geral ao erro, dúvida e confusão, sugerindo que a 'nova' marca A Vida de Tina foi criada como forma de homenagear a famosa cantora americana Tina Turner e a sua trajetória no segmento do entretenimento".

À publicação, Isabela Mariotto disse: "A primeira reação foi de surpresa, porque a gente jamais imaginou que poderíamos estar disputando alguma coisa com a Tina Turner, porque ela é uma artista de alcance internacional, uma mulher enorme perto da gente."

Júlia Burnier também ressaltou: "A gente não está querendo disputar com a Tina Turner, não tem nem cabimento isso. E o nosso trabalho não tem a ver com a Tina Turner, a gente não faz referência a ela."

+++LEIA MAIS: Foo Fighters, Tina Turner e mais são escolhidos para o Rock & Roll Hall of Fame

"Inclusive, se ela puder, com toda essa história, conhecer o nosso trabalho seria incrível. A gente ia ficar honrada, porque a gente é muito fã. A nossa intenção é que o nosso trabalho continue florescendo e que ele não se limite de alguma forma." completou Isabela.

O registro do nome de A Vida de Tina é "uma questão de segurança jurídica, para garantir que o nome, já bem difundido na internet, fosse usado por elas mesmas e não por quaisquer aventureiros online", explica Isabela. "A gente não está pensando em lançar uma marca de roupas. É só uma questão de segurança mesmo." afirma. 

Morre Tina Turner

Tina Turner, ícone do rock mundial, morreu aos 83 anos. A notícia foi confirmada pelo assessor da cantora ao site Sky News (via O Globo). Como vocalista do Ike & Tina Turner Revue, Turner atingiu o sucesso, mas se destacou ainda mais como artista solo.

Tina Turner, a 'Rainha do Rock n' Roll' morreu pacificamente hoje, aos 83 anos, após uma longa doença em sua casa em Kusnacht, perto de Zurique, na Suíça. Com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo," diz o comunicado.

Considerada uma das rainhas do rock'n'roll, a cantora travava uma longa batalha pela vida desde que sofreu um derrame, em 2016, e foi diagnosticada com câncer no intestino, anos depois.

+++LEIA MAIS: Tina Turner inspira nova boneca Barbie

Segundo o The Mirror, Turner morreu em sua residência, que fica próxima a Zurique, na Suíça. Segundo o comunicado oficial, "com ela, o mundo perde uma lenda da música e um exemplo de vida". Um funeral particular será realizado para amigos e para a família.