Quem são os maiores vencedores da história do Grammy?

O prêmio, que começou em 1959, é considerado o maior da indústria musical e chegou a 62ª edição no último domingo, 26. Veja os maiores ganhadores de gramafones:

Redação Publicado em 27/01/2020, às 13h26

None
Stevie Wonder (Foto: Divulgação), Beyoncé (Foto: Jordan Strauss / Invision AP) e Billie Eilish (Matt Sayles / Invision / AP)

O Grammy Awards chegou a 62ª edição no último domingo, 26. O prêmio, que começou em 1959, é considerado o maior da indústria musical. A cada ano a Academia oferece um panorama geral do que se produz para escolher os melhores entre cantores, compositores e produtores para receberem o cobiçado gramafone banhado a ouro. 

Atualmente, o evento entrega 87 prêmios pelas categorias que incluem Gravação do Ano, Álbum do Ano, Canção do Ano, Artista Revelação. Nesta edição, por exemplo, a revelação do pop, Billie Eilish, foi coroada com a posição de ser a artista mais nova a vencer as principais categorias da premiação desde 1981. Enquanto a Lizzo, também um dos nomes mais interessantes da indústria atualmente, recebeu oito indicações, mas levou apenas três gramafones para casa. 

+++ LEIA MAIS: Amy Winehouse, Prince e Kendrick Lamar: As maiores injustiças da história do Grammy

Entre indicações, perdas e conquistas, um evento histórico como esse já foi responsável por acompanhar a ascensão de alguns artistas e consagrar a carreira de outros. Veja abaixo quem são os maiores vencedores de gramafones da história da premiação que dura há 61 anos. 

Quem ganhou mais Grammys? 

Morto em 1997, Georg Solti foi o artista que mais ganhou prêmios. Líder da Orquestra Sinfônica de Chicago por 22 anos, o maestro húngaro ganhou o Grammy 31 vezes. Na sequência, o produtor Quincy Jones e a cantora country Alisson Kraus tem 27 gramafones cada. 

Qual cantor mais ganhou?

Stevie Wonder lidera a lista com mais vitórias: 25 Grammys. Na sequência, Jay-Z tem 22 prêmios e Kanye West 21. 

Qual cantora mais ganhou?

Entre as mulheres, Alison Krauss lidera a lista com 27 gramofones. A cantora é considerada a principal representante do gênero Country na premiação. Beyoncé vem na sequência com 24 vitórias, mas estende os números por ter 70 indicações ao Grammy no total e é a artista feminina mais indicada da história da premiação.

Qual é o maior ganhador em uma única noite?

Neste tópico, Michael Jackson divide com o lendário guitarrista Santana. O Rei do Pop conseguiu o feito em 1984 e manteve o recorde isolado até 2000 quando Santana se igualou ao número de vitórias. 

Indicado em 12 categorias, Jackson venceu 8, entre elas Álbum do Ano, Melhor Performance Vocal Pop Masculina, Gravação do Ano, Melhor Performance Vocal de Rock Masculina e Melhor Música de R&B. 

Quem foi a artista mais nova a ganhar?

A marca pertencia a Taylor Swift, que ganhou a categoria de Álbum do Ano, com Fearless, aos 20 anos. Mas agora, o recorde é do fenômeno do pop, Billie Eilish que ganhou as quatro principais categorias aos 18 anos com o disco de estreia When We All Fall Sleep, Where Do We Go?.

A artista se juntou a Paul Simon, Carole King, Christopher Cross, Eric Clapton, Dixie Chicks e Adele por levar os principais gramafones em uma única noite. 


+++ MELHORES DISCOS BRASILEIROS DE 2019 (PARTE 2), SEGUNDO A ROLLING STONE BRASIL