Rolling Stone
Busca
Facebook Rolling StoneTwitter Rolling StoneInstagram Rolling StoneSpotify Rolling StoneYoutube Rolling StoneTiktok Rolling Stone

Sean Penn se diz surpreso com “estupidez” de quem não entendeu piada com Iñarritu no Oscar

Antes de anunciar o Oscar de Melhor Filme para Birdman, de Alejandro Iñárritu, ator e diretor questionou “Quem deu o green card para esse filho da puta?”

Redação Publicado em 09/03/2015, às 15h18 - Atualizado às 17h03

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Ator e diretor durante a entrega do Oscar-2015 - Jordan Strauss/AP
Ator e diretor durante a entrega do Oscar-2015 - Jordan Strauss/AP

O renomado ator e diretor Sean Penn falou à agência AP (Associated Press), duas semanas depois da cerimônia do Oscar, sobre o controverso comentário feito por ele a respeito do diretor mexicano Alejandro Iñárritu, antes de entregar a estatueta de Melhor Filme por Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) ao profissional das artes.

Oscar 2015: Birdman ou (A Inesperada Virtude da Ignorância) leva prêmio de Melhor Filme.

Segundo o norte-americano, não existe motivo para se desculpar pelo fato dele ter feito no palco da cerimônia, em Los Angeles, um comentário ironizando a origem de Iñarritu: “Quem deu o green card (documento exigido pelo governo dos Estados Unidos para imigrantes) para esse filho da puta?”.

“Estou sempre surpreso pela estupidez flagrante”, disse Penn à AP. “Não tenho absolutamente nenhum pedido de desculpa. Na verdade, eu tenho um grande ‘foda-se’ para tudo. Qualquer um que é estúpido bastante que não entendeu a ironia quando se tem um país que é tão xenófobo, se fosse do jeito deles, não teríamos grandes cineastas como Alejandro trabalhando em nosso país. Graças a Deus temos.”

Oscar 2015: com Birdman, Alejandro Iñárritu ganha estatueta de Melhor Diretor.

O mexicano também não viu nenhum problema na brincadeira do amigo. “Eu achei hilário. Sean e eu temos esse tipo de relacionamento brutal no qual só as verdadeiras amizades podem sobreviver. Quando eu o dirigi em 21 Gramas, ele estava sempre fazendo piadas... Eu também fiz várias piadas pesadas (com ele) que eu não vou contar quais foram.”

Iñarritu ainda ironizou a nacionalidade no discurso da vitória e lembrou que no Oscar passado, outro mexicano, Alfonso Cuarón, por Gravidade, já havia ganhado como Melhor Diretor.

Oscar 2015: Birdman é o Melhor Filme, Boyhood decepciona e O Grande Hotel Budapeste surpreende com prêmios periféricos.

"É possível que o próximo governo imponha leis de imigração no Oscar. Dois mexicanos ganhando prêmios é algo suspeito!”, disse. Posteriormente, ele falou de forma mais séria a respeito do tema.

“Queria pegar um segundo para dedicar este prêmio aos meus companheiros mexicanos. Rezo para que possamos conseguir um melhor governo. E para que os imigrantes nos Estados Unidos sejam tratados com o mesmo respeito que os que vieram antes.”