Um Príncipe em Nova York sofre censura na TV brasileira após 33 anos

Classificação indicativa do filme foi alterada para maiores de 14 anos

Itaici Brunetti | @itaicibrunetti Publicado em 02/02/2021, às 13h04 - Atualizado às 13h10

None
Um Príncipe em Nova York (Foto: divulgação/Paramount Pictures)

Um Príncipe em Nova York, clássico do cinema exibido constantemente na Sessão da Tarde, na TV Globo, teve a classificação indicativa alterada no Brasil após 33 anos de seu lançamento. Inicialmente de classificação livre, o longa de 1988 estrelado por Eddie Murphy passou a ser proibido para menores de 14 anos. 

A reclassificação de Um Príncipe em Nova York foi feita devido ao recebimento de uma denúncia de um cidadão que solicitou a revisão do filme. Conteúdos relativos aos eixos temáticos de violência, sexo, drogas e destaque para tendência de nudez foram apontados como o motivo do pedido.

+++LEIA MAIS: Como Eddie Murphy inspirou uma das músicas favoritas de Michael Jackson?

"Após nova análise, constatou-se que a obra apresenta conteúdos relativos aos eixos temáticos de violência, sexo e drogas, com destaque para a tendência de nudez", diz o documento divulgado pelo Diário Oficial da União. A alteração foi assinada pelo coordenador de política de classificação indicativa Eduardo de Araújo Nepomuceno, informa o UOL

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes

Anteriormente, Um Príncipe em Nova York podia ser exibido na TV brasileira aberta a qualquer horário do dia devido à classificação indicativa livre. Agora, com a classificação proibida para menores de 14 anos, terá  que ser exibido somente a partir das 21h. 

A continuação do longa, Um Príncipe em Nova York 2, será lançada no serviço de streaming da Amazon Prime Video em 5 de março de 2021. 

+++LEIA MAIS:  Um Príncipe em Nova York 2: Tudo o que já sabemos sobre a sequência com Eddie Murphy


+++ PAI EM DOBRO | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL


+++MAIS SOBRE UM PRÍNCIPE EM NOVA YORK 2: Tudo o que sabemos sobre a sequência com Eddie Murphy

 

Data de lançamento

A produção estreia no Amazon Prime Video no dia 5 de março de 2021. Devido à pandemia de Covid-19, a Paramount decidiu que a produção não será exibida nos cinemas.


Trama

A continuação traz novamente o retorno de Rei Akeem aos Estados Unidos quando ele fica sabendo da existência de um filho, um improvável herdeiro do trono de Zamunda.

+++LEIA MAIS: Lizzo faz twerk para comemorar volta de Eddie Murphy no Saturday Night Live; assista


Elenco

A sequência tratá grande parte dos astros do filme original. Eddie Murphy reviverá o Príncipe Akeem, Arsenio Hall será Semmi, James Earl Jones voltará como o pai de Akeem, Jaffe Joffer, Shari Headley voltará como Lisa McDowell, John Amos será novamente Cleo McDowell, Vanessa Bell Calloway voltará como Imani Izzi e Garcelle Beauvais também irá retornar.

Além deles, novos nomes foram confirmados para a sequência - e um deles será Wesley Snipes, famoso por Blade: O Caçador de Vampiros, que viverá General Eazie. Também foram confirmados os astros Jermaine Fowler, Leslie Jones, Tracy Morgan, Kiki Layne e Nomzamo Mbatha.

+++LEIA MAIS: Netflix adquire os direitos para a sequência de Um Tira da Pesada com Eddie Murphy


Visual

Se você imaginou Eddie Murphy com as roupas características da realeza, está certo. Além da roupa típica e joias, o Rei Akeem também tentará se misturar à população de Nova York com um visual, digamos, mais “atual”.

Nesta quinta, 17, a Amazon divulgou imagens inéditas da sequência, confira algumas: