Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

As 50 melhores músicas de Miley Cyrus, segundo a Rolling Stone EUA

Cantora que iniciou sua trajetória artística aos 13 anos já tem catálogo relativamente longo e explora influências que vão do rock e metal ao synthpop oitentista e country

Miley Cyrus nos clipes de "Wrecking Ball", "Slide Away" e "Party in the U.S.A." (Foto: Divulgação)
Miley Cyrus nos clipes de "Wrecking Ball", "Slide Away" e "Party in the U.S.A." (Foto: Divulgação)

Na posição de uma das cantoras pop mais famosas do século 21, Miley Cyrus construiu um longo catálogo musical. Seja com seu nome real, como Hannah Montana ou em parcerias junto a nomes do porte de Britney Spears, Jonas Brothers e Joan Jett, a artista vendeu milhões de discos pelo planeta e angariou uma legião de fãs.

Muitos desses admiradores, inclusive, acompanham Miley desde o início de sua carreira, quando ela ainda tinha 13 anos. Hoje, a cantora tem 30. Mesmo ainda jovem, sua obra é relativamente extensa, com sete álbuns de estúdio lançados em carreira solo (o oitavo, Endless Summer Vacation, chega no próximo dia 10 de março) e outros quatro como Hannah Montana, além de singles, EPs e parcerias.

+++LEIA MAIS: Miley Cyrus anuncia demo de 'Flowers' após quebrar recorde com a faixa

Em meio a toda essa obra, quais seriam as melhores músicas? Uma lista top 50 publicada pela Rolling Stone EUA busca responder a essa pergunta. Os jornalistas Jon Dolan, Maya Georgi, Sarah Grant, Maura Johnston, Ilana Kaplan, Tatiana Krisztina, Tomás Mier, Larisha Paul, Rob Sheffield, Brittany Spanos colaboraram com o ranking e os comentários.

Como não poderia deixar de ser, o levantamento incluiu não apenas canções como Miley, mas também faixas disponibilizadas como Hannah. Em breve introdução, o corpo editorial da revista afirma:

“Desde o álbum Meet Miley Cyrus, de 2007, ela está em constante evolução musical. Sua jornada a levou ao pop dos anos 80, pastiche de metal, trap music, art rock psicodélico e até mesmo um retorno ao country. Mas em todas as suas eras, ela não pode (e não vai) deixar de ser apenas Miley.”

+++LEIA MAIS: Miley Cyrus revela trauma do divórcio com Liam Hemsworth: 'Tentarem me fazer parecer desleal'

O top 3 das 50

Não surpreende que três das músicas mais famosas de Miley Cyrus tenham ficado nas três melhores posições. Abrindo o pódio, no 3º lugar, está “Slide Away”, disponibilizada como um single à parte, sem associação a um disco, a canção aborda o desgaste de um relacionamento — e há quem diga que a letra seja sobre a separação de seu ex-marido, Liam Hemsworth.

Sobre a faixa, a Rolling Stone EUA afirma:

“Após o lançamento de seu álbum de felicidade doméstica, Younger Now, Cyrus estava preparando um retorno leve aos hinos festivos de seus vinte e poucos anos. Mas a vida e sua música deram uma guinada acentuada após o EP She is Coming. Em agosto de 2019, ela lançou uma faixa única que abordava o fim de um relacionamento que definiu uma década de sua vida. O clima era tão resignado e sombrio quanto seria de esperar sentir em um momento como aquele. Em ‘Slide Away’, uma peça grunge do rock alternativo do final dos anos 90, Cyrus oferece confissões brutalmente honestas: ‘Quero minha casa nas minhas colinas / Não quero uísque e pílulas / Não desisto facilmente / Mas não acho que estou triste’, ela canta no primeiro pré-refrão. Referindo-se à história de amor movida pelo oceano de ‘Malibu’, Cyrus permite que seu amor passado ‘volte ao oceano’, enquanto ela segue em direção às luzes da cidade por conta própria. A faixa é tão potente quanto inesquecível.”

[Se o vídeo não for reproduzido automaticamente, basta clicar em "Assistir no Youtube"]

+++LEIA MAIS: Flowers: As supostas indiretas de Miley Cyrus para Liam Hemsworth

Lançada ainda nos tempos de Hannah Montana, mas já com o nome Miley Cyrus, “Party in the U.S.A.” ocupou a segunda posição do ranking. O texto da revista lembra que a faixa foi composta originalmente para a cantora britânica Jessie J, mas acabou parando nas mãos da americana, virando seu primeiro grande hit.

“Ela subversivamente celebra Jay-Z e Britney Spears com igual amor; ela canta, faz rap e desce enquanto as guitarras balançam ao longo de uma batida de hip-hop-pop. O resultado foi uma noção utópica de um EUA otimista e inclusivo, perfeitamente programado para os primeiros dias da era Obama. A música se tornou mais ressonante com o passar dos anos. Quando Joe Biden foi eleito presidente em 2020, grandes multidões alegres cantaram ‘Party in the U.S.A.’ — assim como eles cantaram 'Don’t Stop Believin' quando Obama venceu em 2008 — enviando a música de volta às paradas mais de uma década após seu lançamento.”

[Se o vídeo não for reproduzido automaticamente, basta clicar em "Assistir no Youtube"]

+++LEIA MAIS: Morrissey justifica saída de Miley Cyrus de seu disco: 'Briga privada'

O topo da lista é ocupado por “Wrecking Ball”, hit que marcou o início da era mais provocativa de Miley, representada no álbum Bangerz. Visuais à parte, a faixa é uma balada pop como manda o figurino do estilo. O corpo editorial da revista aponta:

“A era Bangerz deveria ter acabado com a carreira de Cyrus. Foi ousada, impetuosa e abrasiva em sua entrega, desde o primeiro twerk. Mas sob a superfície havia um grande coração partido, consertando-se novamente. ‘Wrecking Ball’ serve como o núcleo emocional do quarto álbum de Cyrus e um verdadeiro ponto de virada em sua carreira pop pós-Disney. Embora a música tenha sido escrita originalmente para Beyoncé, Cyrus enfrenta seus desafios vocais com floreio e teatralidade. Acima de uma onda de sintetizadores de neon em movimento, ela canta uma balada poderosa sobre o fim de um relacionamento que ela não consegue abalar, um que a deixou demolida. Seu sotaque natural dá à música uma grande essência country, como a versão original de sua madrinha Dolly Parton em ‘I Will Always Love You’. Em uma era focada em visuais chocantes, Cyrus garantiu que sua grande voz fosse ouvida. E foi alto e claro.”

[Se o vídeo não for reproduzido automaticamente, basta clicar em "Assistir no Youtube"]

+++LEIA MAIS: Miley Cyrus revela capa de novo disco e memes viralizam

As melhores músicas de Miley Cyrus para a Rolling Stone EUA

Confira abaixo a lista de 50 melhores músicas da carreira de Miley Cyrus, na opinião da Rolling Stone EUA.

50. Best of Both Worlds (Hannah Montana)
49. Like a Prayer
48. Inspired
47. Bad Karma (feat. Joan Jett)
46. 4×4 (feat. Nelly)
45. She’s Not Him
44. You’re Gonna Make Me Lonesome When You Go
43. My Darlin (feat. Future)
42. East Northumberland High
41. 23 (Mike WiLL Made-It feat. Miley Cyrus, Wiz Khalifa & Juicy J)
40. Plastic Hearts
39. You’ll Always Find Your Way Back Home (Hannah Montana)
38. Pablo the Blowfish
37. Breakout
36. Nothing Else Matters (feat. Elton John, WATT, Yo-Yo Ma, Robert Trujillo & Chad Smith
35. Rock Star (Hannah Montana)
34. Rooting for My Baby
33. Dooo It!
32. High
31. Hoedown Throwdown
30. SMS (Bangerz) (feat. Britney Spears)
29. WTF Do I Know
28. Younger Now
27. On a Roll (Ashley O)
26. Start All Over
25. Gimme What I Want
24. Something About Space Dude
23. Before the Storm (Jonas Brothers feat. Miley Cyrus)
22. Can’t Be Tamed
21. Lighte
20. When I Look at You
19. Heart of Glass
18. Never Be Me
17. Mother’s Daughter
16. Fly on the Wall
15. Drive
14. He Could Be the One (Hannah Montana)
13. Angels Like You
12. Adore You
11. Nothing Breaks Like a Heart (Mark Ronson feat. Miley Cyrus)
10. Malibu
9. See You Again
8. 7 Things
7. We Can’t Stop
6. The Climb
5. Flowers
4. Midnight Sky
3. Slide Away
2. Party in the U.S.A.
1. Wrecking Ball

+++LEIA MAIS: Foo Fighters: Miley Cyrus arrasa em tributo a Taylor Hawkins com 'Photograph,' de Def Leppard