Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Aquecimento global na próxima década pode levar planeta Terra à catástrofe, aponta relatório

Levantamento do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas aponta para as consequências do aumento da temperatura

Redação Publicado em 09/08/2021, às 14h36

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Fogo na Amazônia em agosto de 2019 (Foto: Victor Moriyama/Getty Images)
Fogo na Amazônia em agosto de 2019 (Foto: Victor Moriyama/Getty Images)

O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) lançou nesta segunda, 9, um relatório que prevê o aumento da temperatura global em até 1,5 grau Celsius na próxima década.

Conforme reportado pelo O Globo, o relatório apresenta que, caso o patamar seja alcançado, isso significaria uma catástrofe, com riscos de falência de ecossistemas e prejuízo à saúde da população. Entre os acontecimentos que se tornarão mais comuns diante do aumento da temperatura estão ondas de calor, enchentes, aumento do derretimento de gelo e mais.

+++LEIA MAIS: 10 mil espécies correm risco de extinção na Amazônia, mostra relatório

Após diversas reuniões entre representantes de 195 países, o documento foi divulgado — e representa o estudo de acadêmicos de apenas um grupo de trabalho do IPCC. Em fevereiro e março de 2022, as análises dos outros dois grupos serão publicadas.

Conforme analisado no relatório, planeta Terra deve chegar à marca de 1,5 grau Celsius de aumento dos termômetros na próxima década. A temperatura foi comparada aos níveis vistos antes da segunda metade do século XIX, pré-Revolução Industrial.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro cita 'maravilhas' do Brasil em vídeo - e inclui Antártica: 'Amazônia, Antártica, agricultura...'

A professora da Universidade Paris-Saclay Valerie Masson-Delmotte falou (via O Globo) sobre os resultados apontados no levantamento do IPCC: “Este relatório é um choque de realidade. Está claro há décadas que o clima da Terra está mudando e que o papel da influência humana no sistema climático é indiscutível.”


Consequências do aumento da temperatura no Brasil

O estudo analisou como as mudanças climáticas afetariam cada região. Segundo o Globo, no Brasil, as regiões Sul e Sudeste terão precipitações mais intensas enquanto parte do Norte, Nordeste e Centro-Oeste poderão sofrer mais secas.

+++LEIA MAIS: Com recorde de desmatamento, Ibama tem apenas 26% de analistas necessários para fiscalização

Paulo Artaxo, um dos redatores do IPCC e membro da Academia Brasileira de Ciências (ABC), alertou (via O Globo) que os efeitos no Brasil serão devastadores. Segundo ele, o aumento do nível do mar engolirá regiões do litoral de cidades, como Rio de Janeiro e Recife.

O aumento da frequência de eventos extremos, como enchentes e tempestades, também tornarão inabitáveis locais formados por ilhas, cujas economias também serão arrasadas pela mudança climática.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro: 'É uma mentira essa história de que a Amazônia arde em fogo'


+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS