- Alfonso Herrera (Foto: Gustavo Caballero/Getty Images)

4 curiosidades sobre Alfonso Herrera, o Miguel de Rebelde: apoio a Lula, embaixador da ONU e mais [LISTA]

Famoso pelo papel de Miguel em Rebelde, Alfonso Herrera também é conhecido pelo ativismo, assim como o interesse pela política brasileira

Camilla Millan Publicado em 28/08/2021, às 16h00

Alfonso Herrera Rodríguez, também conhecido como Poncho, começou a carreira artística em 2002, no filme Amarte Duele. No entanto, o ator ganhou notoriedade com o papel do protagonista Miguel na novela mexicana Rebelde, responsável por popularizar internacionalmente o grupo musical RBD.

A música foi apenas um impulso na carreira do astro, quem participou de diversos outros trabalhos ao longo da carreira. O ator mexicano alcançou sucesso mundialmente com outras produções pós-Rebelde, como a série Sense8, da Netflix, e o aclamado filme mexicano El Baile de los 41.

+++LEIA MAIS: RBD: Ceará usa imagem do grupo em campanha de vacinação e irrita Christopher von Uckerman, Diego na novela

Mesmo com grandes produções, também ganha notoriedade quando o assunto é política. Um ávido comentarista da situação social e política no mundo — inclusive no Brasil — Poncho não tem receio em se posicionar nas redes sociais.

Para marcar o aniversário de 38 anos de Alfonso Herrera, o eterno Miguel de Rebelde, a Rolling Stone Brasil listou quatro curiosidades sobre o ator, produtor, cantor e filantropo mexicano; confira:

+++LEIA MAIS: Guerra dos fandoms: BTS e RBD lutam pelo primeiro lugar, e memes são hilários

Apoio à Lula

Alfonso Herrera acompanha de perto a situação política do Brasil, e inclusive faz diversas críticas ao presidente Jair Bolsonaro (sem partido) nas redes sociais. Quando se trata de políticos brasileiros, o artista tem um favorito: Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Quando as condenações do presidente Lula relacionadas à Operação Lava Jato foram anuladas, Herrera publicou uma imagem ao lado do ex-presidente e da esposa Marisa Letícia, morta aos 66 anos em 2017.

pic.twitter.com/IwhS1R6vf5

— Alfonso Herrera (@ponchohd) March 8, 2021

+++LEIA MAIS: ‘Nunca tive tanta vontade de ser presidente’, diz Lula sobre eleições de 2022

A imagem foi feita em 2007, quando o grupo RBD fez turnê pelo Brasil. Os integrantes da banda, inclusive Herrera, foram recebidos por Lula e pela primeira-dama na época, Marisa Letícia, no Palácio da Alvorada.


Capoeira

Um dos passatempos favoritos de Herrera é praticar a capoeira — o que pode explicar parte dessa ligação do artista com o Brasil. Segundo o site Adoro Cinema, o artista tinha um professor brasileiro no México que o ensinou a lutar.

+++ LEIA MAIS: Empresário do RBD culpa pirataria por falta de músicas no streaming: 'Isso afetava a todos'


Pai de dois

Durante a quarentena, a esposa de Herrera, a jornalista Diana Vázquez, ficou grávida de Nico, segundo filho com o artista. A gravidez não foi anunciada nas redes sociais, e permaneceu mantida em segredo.

Preocupado com o assédio da imprensa e a qualidade de vida dos filhos — Daniel de quatro anos, e Nico de apenas alguns meses — Alfonso Herrera opta por não publicar o rosto das crianças nas redes sociais.

+++ LEIA MAIS: 5 motivos para qualquer um desejar a volta do RBD [LISTA]


Embaixador da ONU

A vontade de se posicionar politicamente também extrapola partidos. Herrera é conhecido pelo ativismo diante das mais diversas causas — e ganhou dois títulos de embaixador da ONU (Organização das Nações Unidas) pela atividade dentro e fora das redes sociais.

Em 2018, tornou-se embaixador da ONU Mulheres do México, em apoio a campanha “HeForShe”, que repudia a discriminação sofrida pelas mulheres. Dois anos depois, em 2020, tornou-se embaixador da boa vontade da Agência da ONU para Refugiados.

Por décadas, la Convención sobre el Estatuto de los Refugiados ha protegido a las personas que se vieron obligadas a huir.
Ahora, en su 70 aniversario, es tan relevante como lo fue en 1951. #ACNUR70@ACNURamericas @Refugees pic.twitter.com/a5mhqjpJXC

— Alfonso Herrera (@ponchohd) July 30, 2021

+++LEIA MAIS: 5 curiosidades sobre Angelina Jolie: de dupla cidadania às tatuagens [LISTA]

Além de apoiar causas como igualdade de gêneros e refugiados, Herrera é defensor dos direitos LGBTQ+ e participa de campanhas efetivas em prol das mudanças climáticas e populações vulneráveis.


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

entretenimento notícia aniversário lula política LISTA Curiosidade rbd onu alfsonso herrera miguel

Leia também

"Eu posso ser morta", diz mulher que teria inspirado stalker de Bebê Rena


The Beatles: Let It Be ganha trailer e data de estreia no Disney+


"Martha da vida real" quer processar Richard Gadd e a Netflix por Bebê Rena


O que aconteceu com Donny e Teri no final de Bebê Rena, hit da Netflix?


Cavaleiro da Lua, série da Marvel com Oscar Isaac, terá uma 2ª temporada?


Internautas acreditam ter descoberto quem é a verdadeira Martha, de Bebê Rena