- Capa de Solar Power, novo disco de Lorde (Foto: Reprodução/Instagram/@lorde)

As 5 melhores músicas de Solar Power, da Lorde: 'Big Star', 'Fallen Fruit' e mais [LISTA]

Em uma proposta autêntica e diferente de Melodrama, Lorde lançou o terceiro disco da carreira nesta sexta, 20 de agosto

Isabela Guiduci Publicado em 21/08/2021, às 13h00

Nesta sexta, 20 de agosto, o mundo ficou iluminado com a nova era de Lorde. Como o nome Solar Power ("Energia solar", em tradução livre) sugere, o momento da cantora traz um brilho significativo e um respiro em meio ao caos da realidade mundana. Afastando-se da aura mais complexa de Melodrama, agora, a artista busca celebrar o sol, a natureza e a vida em uma leveza sensível. 

Autêntico e diferente do que esperávamos de Lorde, Solar Power não quer reviver uma era do passado ou elementos e musicalidades da discografia os quais deram certo. Pelo contrário. O terceiro disco encontra um novo espaço de criação da cantora — um respiro, celebração, reencontro e reinvenção.

+++LEIA MAIS: Lorde contempla o verão (e a vida) em Solar Power [REVIEW]

Em quatro anos desde o lançamento de Melodrama, a artista de 24 anos amadureceu, refugiou-se dos holofotes, afastou-se das redes sociais e reimaginou a própria arte. A partir do novo projeto, mostra que não se importa em entregar hits, mas sim refletir sua nova fase — seja na vida pessoal ou enquanto cantora e compositora. 

Ao The Sydney Morning Herald, a artista reforçou que a ideia não foi atender às expectativas do mundo pós-Melodrama: "Sinto-me muito mais firme em quem sou agora que não sinto necessidade de competir com meus colegas. Acho que [com o Melodrama] eu ainda me sentia como, 'Oh, a música tem que chegar a este número neste gráfico, e tem que vender muito disso,' e agora eu fico tipo, 'Está tudo bem. Eu sei que tudo vai ficar bem e as pessoas vão adorar'."

+++LEIA MAIS: Tudo o que sabemos sobre Solar Power, novo disco de Lorde: estreia, tracklist, capa e mais [LISTA]

Solar Power não quer trazer um hit, mas festejar o sol, a natureza e a vida: é um trabalho impressionante sobre amadurecimento, amores e particularidades. Ao The New York Times, explicou: "Definitivamente, não há hit [...] E faz sentido que não haja, porque eu nem sei realmente o que é um hit agora."

Assim como era de se esperar, porém, há grandes canções em Solar Power, composto por doze faixas — e duas músicas extras integram a versão deluxe. Apesar de todas apresentarem muitas semelhanças em suas propostas, alguns títulos do projeto se destacam em meio à totalidade.

+++LEIA MAIS: Clairo revive elementos dos anos 1970 para o doce e delicado Sling [REVIEW]

Pensando nisso, listamos as cinco melhores músicas de Solar Power, terceiro disco de estúdio de Lorde: Confira:  

"Stoned at the Nail Salon"

Um dos singles de Solar Power, "Stoned at the Nail Salon" é uma das músicas mais identitárias do disco — é aquela sensação assustadora do passar do tempo, como argumenta a Billboard, que nunca deixa de ser um reflexo universal sobre o significado de envelhecer: "É hora de se acalmar. Onde quer que isso leve," canta Lorde. A suave, leve e reflexiva faixa traz uma das harmonias mais incríveis do álbum.

+++LEIA MAIS: Lorde teve dificuldades nas gravações de Melodrama: ‘Foi muito pesado’


"The Man With the Axe"

"The Man with the Axe", única música romântica evidente no disco segundo a Billboard, conta com versos bastante trabalhados e que, de fato, sugerem uma paixão sincera e íntima do eu-lírico. "Eu pensei que era um gênio, mas agora tenho 22 anos," reflete Lorde em uma sonoridade dependente das cordas do violão somada a sussurros em momentos mais confessionais. 


"Big Star"

Composição belíssima, com letras inspiradas no cachorro de Lorde, Pearl, que faleceu, "Big Star" é uma das referências mais sinceras e profundas ao Melodrama com versos como "Eu costumava adorar a festa, agora não estou bem," como destaca a Billboard. Os sussurros e vocais da cantora reforçam a melancolia da canção. 

+++LEIA MAIS: Lorde evitou comentários sobre o corpo para 'permanecer sã'; entenda


 "Secrets From a Girl (Who’s Seen It All)"

Certamente uma das composições mais incríveis e bem-construídas de Solar Power, "Secrets From a Girl (Who’s Seen It All)" tem uma musicalidade igualmente sagaz e interessante. Há uma reflexão acerca da divindade da energia feminina, segundo pontua a Billboard, e Lorde aproveita a lírica para aconselhar sobre amadurecimento: "Então você pisca e já se passaram dez anos. Crescendo um pouco de cada vez, então, tudo de uma vez."


"Fallen Fruit"

"Fallen Fruit" conta com camadas de interpretação, e esse cenário é potencializado pela proposta sonora da faixa — essa qualidade de ambiguidade é trazida nas melhores canções da discografia de Lorde, como relembra a Billboard. No entanto, há uma leveza e segurança na faixa que a caracteriza como um refúgio espetacular e magnífico: "Fallen Fruit" é como uma viagem confortável para um recanto sereno. 

+++ LEIA MAIS: Lorde: dar créditos a Jack Antonoff por Solar Power seria sexista, acredita cantora


+++ CONFIRA TUDO SOBRE A BANDA 5 SECONDS OF SUMMER!

entretenimento música disco notícia ranking lorde solar power melhores músicas iluminado big star the man with the axe

Leia também

Spotify divulga aos 12 artistas latinos que farão parte do RADAR 2024


Por que Peter Frampton revogou aposentadoria mesmo com doença sem cura


Retorno do show de Madonna ao RJ superou R$ 300 milhões, diz balanço


Lany vem ao Brasil com álbum 'novo e familiar' para tirar 'zica' com o país


Madonna teria auxiliado vítimas de enchentes no RS, diz colunista


"Madonna colocou dinheiro dela" para show no Rio, diz Luciano Huck