- Sabotage completaria 50 anos em 2023 (Foto 1: Marcio Simnch | Foto 2: Acervo Família / Divulgação Som Livre)

Sabotage 50 anos: rapper será celebrado em disco inédito, filme, livro e mais

Primeiro single do projeto Sabotage 50 anos foi lançado nesta terça, 18, com participação de N.I.N.A do Porte

Felipe Grutter Publicado em 18/04/2023, às 11h11

Um dos maiores rappers brasileiros da história, Mauro Mateus dos Santos, mais conhecido como Sabotage, completaria 50 anos em 2023, no dia 3 de abril. Para celebrar vida e carreira do cantor, a família dele anunciou projeto mais que especial com novidades muito interessantes, como disco inédito (com parceria da gravadora Som Livre), filme, livro biográfico ilustrado e mais.

Intitulado Sabotage 50 anos, o projeto é comandado por Tamires Rocha e Wanderson "Sabotinha" dos Santos, filhos do artista icônico, e também contará com exposição imersiva, série de curtas, linhas de roupas, acessórios e itens de papelaria. Durante entrevista à Rolling Stone Brasil, Tamires falou sobre esta série de homenagens, que iniciou nesta terça, 18, com lançamento do remix de "Respeito É Pra Quem Tem," com participação de N.I.N.A do Porte.

Sabotage e os filhos, Tamires Rocha e Wanderson "Sabotinha" dos Santos (Foto: Acervo Família / Divulgação Som Livre)

+++LEIA MAIS: Filipe Ret, atração do Lollapalooza: 'Rap é evolução da música' [ENTREVISTA]

"Esse projeto já está no nosso coração já faz um tempo. Com os fãs, sempre mantemos o legado [do Sabotage] vivo. Também temos muitas coisas do meu pai que gostaríamos que fossem compartilhadas com os fãs, com as pessoas que ouvem e curtem ele, não ficasse só conosco," afirmou a filha do rapper.

Então, começamos a pensar em diversos projetos, muitas coisas, muitas ideias... para colocá-las em prática.

O álbum com regravações deve ser lançado ainda em 2023 e, além de N.I.N.A do Porte, Filipe Ret, Orochi, Criolo, Vandal e Djonga também foram convidados. Cada artista regravará um clássico de Sabotage com novos versos. A organização de Sabotage 50 anos decidiu trazer nomes que nunca gravaram canções do rapper - por isso Mano Brown, RZO e Rappin' Hood não participam do álbum.

+++LEIA MAIS: Doja Cat revela que próximo disco será apenas rap: 'Chega de pop'

À Rolling Stone Brasil, Tamires explicou como esses artistas foram escolhidos para as regravações porque são inspirados pelo Sabotage, além de ter uma relação com os filhos. "Nesse novo álbum, a gente traz uma cara nova. Eles escrevem hoje porque foram inspirados por alguém, e esse alguém foi Sabotage," disse.

Nada melhor que começar o ciclo do novo disco com N.I.N.A do Porte, que representa muito a mulher preta da periferia, segundo Tamires Rocha. "Vamos dizer que somos o Lado B do Sabotage: lado negro que milita pela favela e nossas causas. 'Respeito É Pra Quem Tem' é uma música que marcou muito a vida dela, marca a minha e de muitas pessoas," explicou. Para ouvir no Spotify, clique aqui.

Escolhemos abrir o álbum com essa música para todo mundo ver que respeito é para quem tem, respeitar as minas, favela, periferia e nossa luta!

+++LEIA MAIS: Lil Wayne reclama de lista dos melhores rappers: 'Sou o número um'

Os outros produtos além do álbum ainda estão se previsão de lançamento, mas o livro biográfico e a exposição imersiva, a qual contará com objetos, manuscritos e itens de Sabotage, devem sair ainda em 2023. Já o filme encerrará esse manifesto de 50 anos - e spoiler: contará com músicas inéditas que fazem parte do legado do cantor.

Sabemos que Sabotage não é algo pequeno, nem limitado. Quando sou fã de um artista, quero ver tudo sobre ele, uma série, filme, livro, músicas inéditas… então a gente sempre quer algo a mais do nosso ídolo. Já tínhamos esses projetos em mente e agora colocamos todo em prática.

Como Tamires Rocha explicou, ela e Sabotinha querem surpreender os fãs com Sabotage 50 anos e mostrar toda importância que o artista tem até hoje, não só dentro do rap, mas também na música brasileira.

Tamires Rocha e Wanderson "Sabotinha" dos Santos (Foto: Acervo Família / Divulgação Som Livre)

+++LEIA MAIS: A impagável reação de Ozzy Osbourne ao ouvir rapper regravando sua música

filme entretenimento música disco notícia Filipe Ret Djonga álbum Livro família filhos homenagem 50 anos Criolo Exposição curta sabotage vandal orochi respeito é pra quem tem N.I.N.A do Porte Tamires Rocha Wanderson dos Santos Sabotage 50 anos

Leia também

Eloy Casagrande afirma que nunca integrou o Sepultura: "Músico contratado"


Marina Sena sobre sucessor de Vício Inerente: "O peso de ser adulta bateu"


Milky Chance volta ao Brasil após seis anos com turnê celebrada: "Ainda somos nós mesmos"


Céu lança seu novo vinil acústico em parceria a Rocinante Três Selos


Sabrina Carpenter explica significado por trás de 'Espresso'


Billie Eilish: Como todas as músicas de novo álbum estão relacionadas com a letra de 'Blue'