- O Senhor dos Anéis (Foto: Reprdução)

4 filmes antigos com bons efeitos especiais - e 4 que parecem toscos agora

Produções de franquias como 007 e Star Wars já tiveram alguns filmes com efeitos nada convincentes

Redação Publicado em 20/03/2020, às 15h29

Efeitos especiais convencem quando bem feitos, mas o exagero pode deixar o filme tosco com o passar dos anos. Se, por um lado, esse recurso pode ser essencial para a grandiosidade visual de um filme e a única alternativa para elementos fantásticos, por outro, o uso incorreto dos efeitos pode deixar o filme com aspecto ultrapassado.

Por isso, existem filmes antigos que ainda convencem, enquanto produções mais recentes podem parecer estranhas ao público, como é o caso de títulos das franquias de 007 e Star Wars

+++ LEIA MAIS: 5 franquias do cinema que vão acabar em 2021 [LISTA]

O Senhor dos Anéis: A Sociedade do Anel (2001)

Lançado em 2001, o primeiro filme da trilogia fantástica de O Senhor dos Anéis não tinha tantos recursos de efeitos especiais como O Hobbit, por exemplo, que recebe crítica pela qualidade do CGI. Criaturas como o Nazgûl e orcs parecem realistas pela mistura dos efeitos, elementos cenográficos reais e maquiagem. 


007 - Um Novo Dia Para Morrer (2002)

Os efeitos especiais usados em 007 - Um Novo Dia Para Morrer parecem sintéticos, e o filme parece mais antigo do que realmente é. A BMW invisível usada por James Bond lembra gráficos de video game e algumas cenas entregam o uso de fundo com tela verde, como quando Bond surfa pelo mar congelado.

+++ LEIA MAIS: Quanto Daniel Craig recebeu para viver James Bond pela última vez em 007 - Sem Tempo Para Morrer?


Alien, o Oitavo Passageiro (1979)

Apesar de ser dos anos 1970, o diretor Ridley Scott conseguiu encontrar o equilíbrio perfeito entre visuais impressionantes e efeitos de computação gráfica detalhados em Alien. O clássico de ficção científica utilizou bonecos animatrônicos e ainda é convincente atualmente. 


Star Wars: Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999)

Primeiro filme na ordem cronológica de Star Wars, A Ameaça Fantasma tem cenas que parecem saídas de videogames nos anos 1990. A textura irrealista e os visuais vibrantes dão uma aparência sintética pouco convincente.

+++ LEIA MAIS: Vídeo dos bastidores de Game of Thrones explica efeitos especiais usados na série


 Jurassic Park (1990)

Steven Spielberg, assim como a trilogia de O Senhor Dos Anéis, conseguiu encontrar equilíbrio entre os atores, bonecos animatrônicos e efeitos especiais discretos, embora detalhados. Mesmo sendo um filme antigo, os dinossauros de Jurassic Park parecem realistas. 


Guerra nas Estrelas (1977)

Mais tarde relançado como Star Wars: Episódio IV - Uma Nova Esperança, Guerra nas Estrelas é um exemplo de filme cujos efeitos especiais envelheceram bem. Diferentemente de A Ameaça Fantasma, a produção é visualmente rica e detalhada, e os efeitos especiais usados não parecem extravagantes e falsos e interagem bem com os elementos reais criados para o filme. 

+++ LEIA MAIS: O legado de Star Wars: assista aos 10 primeiros minutos do novo documentário


The Scorpion King (2002)

Efeitos especiais melhoraram no início dos anos 2000, mas não o suficiente para tornar o CGI usado em The Scorpion King convincente. Os visuais não interagem bem com os elementos reais em cena, com erros de sombra e iluminação, para citar alguns. 


+++ GUNS N" ROSES: 11 FATOS QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE A BANDA

filmes cinema Senhor dos Anéis 007 Star Wars Jurassic Park efeitos especiais alien cgi the scorpions king

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein