- Montagem de Clube de Compras Dallas e How To Get Away With Murder (Foto: Reprodução)

4 produções que retratam personagens HIV positivo [LISTA]

No Dia Mundial de Combate à Aids, a Rolling Stone Brasil listou algumas produções que acompanham personagens soropositivos

Camilla Millan I @camillamillan Publicado em 01/12/2020, às 16h12

1º de dezembro é marcado como o Dia Mundial de Combate à Aids - data a qual, além de evidenciar a importância da prevenção e tratamento da doença, também é essencial para desmistificar estereótipos sobre as pessoas que são HIV positivo. 

Apesar de ser erroneamente considerado um vírus relacionado às relações homossexuais - algo que permanece até a atualidade -, qualquer pessoa pode ser portadora do vírus HIV. No entanto, isso ainda não é retratado na maioria das produções audiovisuais.

+++LEIA MAIS: Os estereótipos nos filmes de Hollywood e por que eles distorcem a visão real do mundo [ANÁLISE]

Dessa forma, a desinformação e preconceito potencializaram diversos mitos sobre os portadores do vírus. Por isso, a Rolling Stone Brasil separou algumas produções que combatem à desinformação e estereótipo sobre os soropositivos:

Elite


A série acompanha diversos estudantes da escola Las Encinas, como Marina, que é soropositivo. A forma que a produção aborda a Aids é necessária, criticando a maneira que os portadores da doença são tratados na sociedade.

Inclusive, em Elite, familiares e amigos de Marina culpam o ex-namorado dela, Pablo, pela personagem ser soropositiva, uma acusação que revela como algumas pessoas consideram que o vírus está ligado aos mais pobres.

+++LEIA MAIS: 5 protagonistas de Elite choram ao confirmarem saída da série da Netflix; assista

Por isso, a série consegue retratar muito bem a vida do soropositiva sem estereótipos, além de escancarar todo o preconceito ainda presente na sociedade.


How To Get Away With Murder


Na série, o personagem Oliver Hamptom, namorado de Connor Walsh, descobre ser portador de HIV na primeira temporada. Contudo, a descoberta não afeta o relacionamento dos dois, muito pelo contrário.

+++LEIA MAIS: How To Get Away With Murder: 7 detalhes escondidos sobre Annalise Keating

A produção mostra como é perfeitamente possível manter um relacionamento com alguém soropositivo, além de mostrar métodos de prevenção. Connor, por exemplo, fala diversas vezes como toma diariamente o PrEP —um “coquetel” chamado de profilaxia pré-exposição, que é um método adicional na prevenção contra o vírus.


Clube de Compras Dallas


No filme, Ron Woodroof, um homem heterossexual, é diagnosticado com Aids em 1986 - época na qual a doença fazia muitas vítimas, ainda era pouco conhecida e não possuía grandes tratamentos.

Dessa forma, os médicos dão poucos meses de vida para o personagem - diagnóstico que Woodroof não aceita. Assim, ele começa a procurar tratamentos alternativos, passando a contrabandear drogas ilegais do México.


Bohemian Rhapsody


O filme retrata a vida de Freddie Mercury, o lendário vocalista do Queen que faleceu vítima de broncopneumonia, acarretada pela AIDS, em 1991, um dia após ter assumido a doença publicamente.

+++LEIA MAIS: Freddie Mercury escondeu AIDS de melhor amigo: ‘Ele sabia que a vida se tornaria um circo’

Apesar de criticado por alterar datas e informações sobre a batalha de Mercury contra a Aids, o filme mostra como a doença não tinha grandes tratamentos na época, o que fazia dela, muitas vezes, fatal.

Além disso, é importante falar sobre o filme, pois a morte de Mercury em decorrência da Aids foi um marco na campanha de conscientização sobre a doença na década de 1990

+++ SIGA NOSSO SPOTIFY - conheça as melhores seleções musicais e novidades mais quentes


+++ FROID: 'QUERO CHEGAR A UM NÍVEL POPULAR' | ENTREVISTA | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia LISTA personagem produção AIDS hiv soropositivo

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein