- Ace Frehley toca com Kiss em Nova York, 2002 (Foto: George De Sota / Getty Images)

5 curiosidades sobre Ace Frehley, ex-guitarrista do Kiss: de audição para a banda a carreira no cinema [LISTA]

Considerado um dos maiores guitarristas do metal, o músico faz aniversário nesta terça, 27 de abril

Vitória Campos (sob supervisão de Camilla Millan) Publicado em 27/04/2021, às 18h17

Paul Daniel Frehley, mais conhecido como Ace Frehley, é músico, compositor e foi o guitarrista original da banda Kiss, ao lado do vocalista Paul Stanley, Gene Simmons e Peter Criss. Nasceu em Nova York, EUA, e, nesta terça, 27 de abril, completa 70 anos. 

Frehley, ou Spaceman, usava uma maquiagem a qual representava um alienígena com duas estrelas prateadas. O músico construiu uma grande carreira ao longo dos anos, e foi classificado como o 14° melhor guitarrista de metal de todos os tempos, segundo a revista Guitar World

+++ LEIA MAIS: Kiss pode ganhar cinebiografia pela Netflix; saiba mais sobre Shout It Out Loud

Para comemorar o aniversário de Ace Frehley, confira cinco curiosidades sobre a vida e carreira do astro:


Autodidata

Ace Frehley começou a tocar guitarra aos 13 anos, porém, o músico nunca teve aulas, e aprendeu enquanto observava grandes artistas. “Quase todos os dias, alguém vem até mim e diz: 'Se não fosse por você, eu nunca teria pegado uma guitarra. Me sinto culpado porque nunca tive aula. Digo: 'Você está idolatrando um idiota.' [Risos] Eu nem sei o que estou tocando na metade do tempo. Não consigo verbalizar - só sai dos alto-falantes,” disse Frehley em coletiva. 

+++ LEIA MAIS: Ex-guitarrista do Kiss, Ace Frehley apoia Trump: 'O líder mais forte que temos'


Carreira no cinema 

Frehley fez parte de alguns filmes sobre o Kiss, mas provou o talento na atuação ao dar vida a Johnny no filme policial Remedy (2005). O guitarrista teve Vincent Pastore e Frank Vincent como colegas de elenco e contribuiu para a trilha sonora da produção.


Versão de sucesso 

A música escrita por Russ Ballard, “New York Groove”, foi gravada pelo grupo Hello. No entanto, após três anos, em 1978, Ace Frehley decidiu ter a própria versão do single, a qual se tornou o maior sucesso dos discos solo dos integrantes do Kiss. A canção chegou a 13ª posição na parada Hot 100 da Billboard

+++ LEIA MAIS: Paul Stanley diz que não há motivo para o Kiss fazer músicas novas: 'Fãs querem as antigas'


O guitarrista quase morreu em um show

O guitarrista quase morreu eletrocutado durante um show no Civic Center em Lakeland, EUA, em dezembro de 1976. Logo após terem tocado "Detroit Rock City,” ele agarrou uma grade de metal, a qual foi responsável por causar um circuito elétrico com a guitarra. Quando conseguiu sair, caiu a alguns metros de distância do local, mas não conseguiu sentir as mãos. "Minha vida passou diante dos meus olhos,” disse Frehley ao Lakeland Ledger.


Sem talento para a moda

Durante a audição para se tornar um integrante do Kiss, o músico usou um tênis vermelho e outro laranja. A escolha da roupa causou espanto em Simmons Stanley, mas não o impediu de ser contratado, pois o talento com a guitarra era muito mais surpreendente. "Eu não estava preocupado", disse Frehley ao UCR. "Achei que parecia legal [os tênis]."

+++ LEIA MAIS: Como Kiss escolheu o nome para a banda? Paul Stanley responde


+++ FBC E VHOOR | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

notícias Maquiagem Paul Stanley Curiosidades gene simmons kiss guitarrista Ace Frehley peter criss spaceman guitar world paul frehley

Leia também

Jennifer Aniston pode estar trabalhando em nova verão de Como Eliminar Seu Chefe


Anderson Leonardo, vocalista do Molejo, morre aos 51 anos


Zendaya considera retomar carreira musical: 'Talvez um dia'


Zé Nogueira, saxofonista e produtor musical, morre aos 68 anos


Novela: Céu lança 6º álbum de inéditas, gravado nos Estados Unidos


Tribunal de Nova York anula condenação de estupro de Harvey Weinstein