- Montagem de King Of Limbs e 21 (Fotos: Reprodução)

5 discos que completam 10 anos em 2021

2011 foi um ano com grandes lançamentos, de Radiohead a Adele

Amanda Marques | @tropicanasounds Publicado em 09/01/2021, às 11h00

2011 já tem uma década, e desde então, parece que o tempo tem passado cada vez mais rápido - tão rápido que às vezes parece difícil acreditar que certas obras têm mais de dez anos.

Naquele ano Bon Iver recebeu aclamação pelo disco de estúdio homônimo, e o Radiohead surpreendeu fãs com The King of Limbs, anunciado apenas quatro dias antes do lançamento. Adele, Rihanna, Lady Gaga e Bruno Mars dominavam as paradas pop com hits como “Rolling In The Deep”, “S&M”, “Born This Way” e “Grenade”, respectivamente.

+++LEIA MAIS: De Billie Eilish a Rihanna: confira 6 documentários musicais para assistir em 2021 [LISTA]

Pensando em reunir algumas das obras do movimentado ano, principalmente para a música, a Rolling Stone Brasil selecionou 5 discos que completam uma década em 2011, confira:

Adele - 21

A produção modesta de 21, segundo álbum de Adele, não previu o sucesso estrondoso que viria a ser o disco. Inspirado por relacionamentos e autoconhecimento, 21 tornou-se o álbum mais vendido da década de 2010, ganhando seis Grammys no ano que foi indicado e dominando as paradas musicais. 

+++LEIA MAIS: Adele ganha processo contra jornal britânico após ser alvo de notícia falsa

O disco emplacou os singles “Rolling In The Deep”, “Someone Like You” e “Set Fire To The Rain”, que se mantêm relevantes até hoje. Adele surpreendeu a todos com o lançamento de uma obra sensível e intimista, e ainda assim, extremamente vendável.

Radiohead - The King Of Limbs

Descrito pelo vocalista Thom Yorke como "uma expressão de selvageria e mutação", The King Of Limbs foi nomeado como um dos melhores discos do ano pela crítica especializada, além de ter recebido cinco indicações ao Grammy.

+++LEIA MAIS: Thom Yorke, do Radiohead, lamenta morte de MF Doom: 'Grande inspiração para muitos de nós'

O disco é um marco na discografia do Radiohead, representando um avanço na experimentação musical da banda. A utilização de sons do ambiente, como vento e pássaros cantando, além de samples e loops, marca o ritmo do álbum.

Arctic Monkeys - Suck It And See

O quarteto britânico Arctic Monkeys reinventou a sonoridade com Suck It And See, o álbum mais acessível da banda até então: mais "instantâneo", “pop” e “vintage” do que o sucessor, Humbug (2009), conforme afirmou o baterista Matt Helders.

+++LEIA MAIS: As 6 melhores canções de amor escritas por Alex Turner

O disco recebeu críticas positivas e mostrou a habilidade da banda em produzir músicas mais comerciais (“Brick By Brick”, “Don’t Sit Down ‘Cause I’ve Moved Your Chair” e “Library Pictures”) e românticas (“Black Treacle”, “Reckless Serenade” e “Suck It And See”).

M83 - Hurry Up, We're Dreaming

Hurry Up, We're Dreaming, da banda francesa M83, é um dos maiores exemplos de discos que envelheceram bem: a utilização de instrumentos como a flauta, guitarra acústica e saxofone casa perfeitamente com o synthpop.

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Como o disco YHLQMDLG alavancou a carreira de Bad Bunny?

O disco duplo figurou diversas listas de melhores do ano à época, além de ter sido nomeado ao Grammy por Melhor Álbum Alternativo. “Midnight City” é a jóia do álbum, um single que remete à nostalgia e, ao mesmo tempo, mantém-se moderno.

Bon Iver - Bon Iver

O lançamento do segundo disco do Bon Iver, de mesmo nome, rendeu à banda dois prêmios Grammy: Melhor Álbum Alternativo e Artista Revelação. Comercialmente bem-sucedido, ainda mais para um álbum folk, Bon Iver é um avanço na sonoridade da banda.

+++LEIA MAIS: Grammy 2021: Conheça Jhené Aiko, indicada a Álbum do Ano com Chilombo

Justin Vernon, líder e compositor do Bon Iver, comentou que cada faixa representa um lugar. “Perth” soa como uma canção de heavy metal da Guerra Civil e “Minnesota, WI” é uma fusão de baixos, saxofones, guitarras e baterias distorcidas, conforme afirma Vernon.


+++ CYNTHIA LUZ | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

música Álbuns notícias Adele 10 anos arctic monkeys radiohead Discos 21 2011 the king of limbs suck it and see m83 bon iver hurry up we're dreaming

Leia também

Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'


Bebê Rena: Episódios são 'como facadas curtas e afiadas', diz Stephen King


Janelle Monáe entra no projeto musical de Pharrell Williams e Michel Gondry


Kevin Spacey critica série sobre ele: ‘Tentativa desesperada de classificações’


Viúvo de Donna Summer comenta processo contra Kanye West por sample