- Jair Bolsonaro (Foto: Andressa Anholete / Getty Images)

Bolsonaro é alvo de processos por famílias de vítimas da Covid-19

Integrantes da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 entraram com medida para responsabilizar Bolsonaro pela gestão da pandemia no país

Redação Publicado em 24/06/2021, às 11h02

O Brasil ultrapassou a triste marca de 500 mil mortos pela pandemia de Covid-19. Cada óbito representa uma família em luto - e muitas decidiram processar quem acreditam ser o principal responsável pelas mortes no país: Jair Bolsonaro (sem partido).

Conforme noticiado pela BBC, diversos parentes de vítimas da Covid, ou pessoas que conseguiram se recuperar da doença, estão processando o presidente. O advogado Gustavo Bernardes, por exemplo, teve alta hospitalar após ser intubado, e entrou na justiça para responsabilizar o presidente.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro afirma que contaminação por Covid-19 é mais eficaz que vacina

Através de uma representação criminal na Procuradoria-Geral da República (​PGR), Bernardes pede que seja oferecida uma denúncia contra Bolsonaro ao Supremo Tribunal Federal (STF) para, dessa forma, o presidente ser processado criminalmente. 

O advogado é presidente da Associação de Vítimas e Familiares de Vítimas da Covid-19 (Avico) - e segundo a BBC, a medida, em nome de Bernardes, representa todos os integrantes da organização: dos que sobreviveram a casos graves da doença, aos que perderam familiares.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar vacina Coronavac: ‘Não tem comprovação científica’

Segundo Bernardes (via BBC), a medida foi a maneira encontrada pela Avico para responsabilizar Bolsonaro pela gestão durante a pandemia. No documento, argumenta-se que a conduta do presidente é uma  "estratégia federal cruel e sangrenta de disseminação da covid-19, perfazendo um ataque sem precedentes aos direitos humanos no Brasil".

O documento também aborda o incentivo de Bolsonaro ao uso de medicamentos sem eficácia comprovada contra Covid-19, o atraso nas compras de vacina que prejudicaram a imunização do país e o estímulo a aglomerações. Ainda, a medida aponta para a defesa do presidente a “imunidade de rebanho”, sem nenhuma comprovação científica. A BBC questionou o Palácio do Planalto, mas não teve respostas.

+++LEIA MAIS: Bolsonaro volta a atacar imprensa e manda repórter calar a boca: 'Vocês são uns canalhas'


+++ OS 5 DISCOS ESSENCIAIS DE BOB DYLAN | ROLLING STONE BRASIL

entretenimento notícia política processo covid-19 jair bolsonaro caso vítimas famílias mortos 500 mil

Leia também

Lucas Silveira, da Fresno, anuncia live beneficente para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul


Kevin Spacey fala sobre novas acusações de agressão sexual: ‘Fui promíscuo, sedutor… definitivamente persistente’


Neve Campbell diz que estúdio aumentou o salário dela após atriz falar sobre disparidade


Madonna será anfitriã de festa no Copacabana Palace após show no Rio


Por que Ryan Gosling recusa papéis 'sombrios' em Hollywood?


Dua Lipa desabafa sobre meme que ela não dançava bem: 'Humilhante'