- Fábio Porchat e Gregório Duvivier em A Primeira Tentação de Cristo (Foto: Reprodução)

De Jesus gay a Reis magos festeiros: 5 polêmicas do especial de Natal do Porta dos Fundos da Netflix

A comédia protagonizada por Fábio Porchat e Gregório Duvivier foi alvos de diversas críticas por satiriza personagens bíblicos

Redação Publicado em 12/12/2019, às 10h11

[Atenção: essa publicação tem spoilers de A Primeira Tentação de Cristo]

A Primeira Tentação de Cristo, o novo especial de Natal do Porta dos Fundos, tem sido alvo de inúmeras críticas por parte da comunidade religiosa. O longa-metragem protagonizado por Fábio Porchat e Gregório Duvivier questiona os valores da religião e satiriza os personagens bíblicos.

Contudo, muitos espectadores não ficaram satisfeitos com a produção lançada pela Netflix  e até criaram petições online para que o filme fosse retirado do ar.

No Twitter, o deputado federal e filho do atual presidente, Eduardo Bolsonaro, também se manifestou contra o especial. Segundo o político, o longa-metragem 'ataca' os cristãos ao não pregar a palavra de Deus e retratar um Jesus Cristo gay em um país em que 86% da população é cristã.

Já o deputado Marco Feliciano escreveu: “Cristãos e não cristãos me cobram atuação contra os irresponsáveis do Porta dos Fundos. Em anos anteriores já os processei, mas a “Justiça” diz que é liberdade de expressão. Está na hora de uma ação conjunta das igrejas e pessoas de bem para dar um basta nisso. Unidos somos fortes!”

Recentemente, o último filme da produtora, Se Beber, não ceie, ganhou uma estatueta do Emmy na categoria de Melhor Comédia. Após receber o prêmio, Porchat compartilhou um vídeo na internet em que enfatizou a importância de valorizar as produções nacionais e disse que é preciso entender que 'cultura também é isso'.

Entre críticas e elogios, separamos quatro momentos polêmicos do especial de Natal do Porta dos Fundos. Confira:

Jesus Gay e de humanas

A produção mostra um Jesus Cristo, interpretado por Gregório Duvivier, mundano e moderno. O personagem chega em casa após uma viagem de 40 dias no deserto para 'se encontrar' e apresenta para os pais o "amigo" Orlando, interpretado por Fábio Porchat. Ao longo da narrativa, Jesus recebe uma missão de Deus, mas está pouco interessado, o que ele realmente gosta é de poesia, maracatu e miçangas.


Deus é amante e manipulador

Deus, José e Maria organizam uma festa surpresa para o aniversário de 30 anos do filho. Durante a comemoração eles decidem revelar que José não é o verdadeiro pai de Jesus, mas sim Deus. Além disso, o filme mostra que o Todo Poderoso possui desejos por Maria e deixa implícito que os dois conceberam Jesus por meio da relação sexual.


José corno

José, interpretado por Rafael Portugal, é retratado como um homem tímido incapaz de seduzir a própria mulher. Ele trabalha em um negócio de móveis planejados e é pouco respeitados pelos outros, pois todos sabem que ele é 'corno'.


Maria empoderada

Já Maria, interpretada por Evelyn Castro, é retratada como uma mulher confiante e disposta a saciar os próprios desejos, mesmo que seja escondido. Ela fuma e deseja Deus, além de ser quem 'coloca ordem' na casa e confronta o namorado do filho, que mais tarde revela ser Lúcifer.


Reis magos festeiros

José Vicente de Castro, Robson Nunes e Estevam Nabote dão vida aos três Reis magos que levam presentes para Jesus Cristo. No longa, eles levam flores para o aniversariante, mas estão realmente interessados na festa, no vinho e na prostituta que o personagem Melchior contrata.


+++ SCALENE SOBRE RESPIRO: 'UM PASSO PARA TRÁS, RESPIRAR E VER AS COISAS DE UMA FORMA NOVA'

filme netflix notícia polêmica Porta dos Fundos Especial de Natal

Leia também

Lady Gaga anuncia lançamento de especial de Chromatica Ball no Max


Darumas une raízes latinas e modernidade do pop em primeiro single


Para Michael Douglas, executivos usam coordenadores de intimidade para tirar controle de cineastas


Spotify repassou R$ 1,2 bi a artistas brasileiros em 2023


O dia em que Whoopi Goldberg foi encontrada coberta de cocaína em guarda-roupa


Luísa Sonza anuncia data extra de turnê de Escândalo Íntimo em São Paulo