- Bob Dylan no trailer de Rolling Thunder Revue: A Bob Dylan Story (Foto:Reprodução)

Flashback: Bob Dylan e Tom Petty tocam 'Lenny Bruce' em 1986; assista

Este mês, o músico apresentou a faixa, bem popular nos anos 1980, pela primeira vez em 11 anos

Andy Greene / Rolling Stone EUA Publicado em 29/10/2019, às 20h03

Bob Dylan fez algumas mudanças sifnificativas em suas apresentações ao vivo no início do mês, quando acrescentou o baterista Matt Chamberlain e o guitarrista Bob Britt na banda. Quem saiu foi George Recile (bateria), que tocava continuamente com o astro (no palco e no estúdio) desde que entrou no grupo, em 2001. 

Nenhum baterista na história tocou tantos shows com Dylan. Chamberlain - mais conhecido por seu trabalho com Tori Amos, Pearl Jam, e a banda do Saturday Night Live - nunca tocou com ele antes, mas Britt contribuiu anteriormente durante sessions da Time out of Mind, em 1997.

+++ LEIA MAIS: Elton John confundiu Bob Dylan com jardineiro em festa dos anos 1980 

O setlist também mudou de maneiras pequenas, mas, ao mesmo tempo, enormes. “Beyond Here Lies Nothin'” eventualmente toma o lugar de “Things Have Changed” como a abertura, e agora “Not Dark Yet” e “Lenny Bruce” fazem parte do set regular. A última foi gravada para Shot of Love, em 1981, e era constante nos shows dos anos 1980. Abaixo, um vídeo de Dylan cantando com Tom Petty and the Heartbreakers na turnê co-headed de 1986. 

Assim como “George Jackson,” “Hurricane,” e “Joey,” a música é um tributo direto ao homem que Dylan admirava. “Vi [Lenny Bruce] tocar no começo dos anos 1960, lá por 1963, antes dele ser envolvido nos problemas legais,” disse o músico em 1986. “É alguém que nunca recebeu o respeito devido e não reconheceram a influência que ele teve em tantas pessoas. Caras como Richard Pryor e Eddie Murphy, devem muito a ele, mas ninguém faz tanto alvoroço por ele como fazem por outras pessoas que morreram cedo demais.”

+++ LEIA MAIS: Há 50 anos, Bob Dylan lançava o 1º disco considerado pirata da história 

Antes deste mês, Dylan não tocava a música ao vivo desde 2008. É provável que continue na setlist, já que a turnê durará mais seis semanas. Termina no dia 8 de dezembro em Washington. 

Dylan, então, fará uma pausa antes de ir para o Japão em abril de 2020, para 10 shows em Tokyo e três em Osaka. Estará, então, bem próximo do aniversário de 79 anos, mas agora já dá para imaginar ele tocando durante os 80 e poucos anos. Ao contrário de Lenny Bruce, ele tem sorte de ter uma carreira enorme.

+++ LEIA MAIS: As 10 melhores músicas de Bob Dylan [LISTA] 

música notícias flashback Bob Dylan lenny bruce

Leia também

Madonna compartilha memes brasileiros nos stories do Instagram


Cher gosta de namorar homens mais jovens porque os mais velhos estão mortos


Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae