- Pearl Jam (Foto: Amy Harris/Invision/AP)

A maldição do Pearl Jam: por que a banda trocou 6 vezes de baterista em 8 anos?

A saída de Matt Cameron, baterista original do grupo, iniciou um ciclo de trocas que apenas chegaria ao fim em 1998

Redação Publicado em 06/03/2020, às 09h53

Antes de Matt Cameron ocupar definitivamente o posto de baterista do Pearl Jam, a banda enfrentou dificuldades para encontrar alguém que permanecesse na posição. Foram seis trocas desde a formação do grupo, em 1990, até o retorno de Cameron em 1998. 

Cameron deixou o grupo ainda em 1990. Apesar de ter gravado algumas demos para o Pearl Jam, o músico já tinha compromisso com o Soundgarden na época.

O substituto escolhido foi Dave Krusen, mas a trajetória dele com o grupo foi curta. Após gravar o álbum de estreia Ten (1991), Krusen precisou se internar na reabilitação por vício em álcool. Brad Wilk, do Rage Against the Machine, foi convidado para ocupar a posição, mas não permaneceu

+++ LEIA MAIS: Qual é o maior hit do Pearl Jam? (Não é ‘Jeremy’ nem ‘Alive’)

Matt Chamberlain assumiu as baquetas na primeira turnê do Pearl Jam e deixou o grupo no mesmo ano para participar da banda do programa estadunidense Saturday Night Live. Chamberlain recomendou Dave Abbruzzese para ocupar a vaga, mas o baterista saiu após o lançamento dos discos Vs. (1993) e Vitalogy (1994).

Sem baterista mais uma vez, a banda chegou a entrar em contato com Dave Grohl, do Nirvana, que estava parado após a morte de Kurt Cobain em abril de 1994.

Grohl recusou, pois não desejava se envolver com música tão cedo. Então o quinto recrutado para assumir a bateria do Pearl Jam foi Jack Irons, ex-Red Hot Chili Peppers. A permanência do músico na banda durou quatro anos, entre 1994 e 1998, mas Irons precisou pausar a carreira por motivos de saúde.

A saída coincidiu com a separação do Soundgarden e, assim Matt Cameron retornou - de vez - ao Pearl Jam.


+++ KAROL CONKA NO DESAFIO 'MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO'

Red Hot Chili Peppers pearl jam rage against the machine dave grohl soundgarden matt Cameron Brad Wilk Matt Chamberlain Dave Abbruzzese

Leia também

Madonna no Rio: Rita Wainer faz intervenção artística no perímetro do show


Criador de Peaky Blinders confirma início das gravações do filme em setembro


Bruno Mars fará shows no Brasil em 2024, diz jornalista


Keke Palmer e SZA estrelarão comédia produzida por Issa Rae


Bíblia é 'um dos piores livros de todos os tempos', diz Brian Cox


Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo