- Cena de Soul (Foto: Reprodução /Twitter)

Oscar 2021: 5 motivos para assistir Soul, indicado a Melhor Animação [LISTA]

Com ensinamentos universais e excelente trilha sonora, o filme da Pixar concorre a três categorias na cerimônia

Camilla Millan Publicado em 20/04/2021, às 17h30

Lançada em dezembro de 2020, Soul é uma das produções favoritas a levar o prêmio de Melhor Animação no Oscar 2021. O lançamento da Pixar é uma combinação de importantes questões sobre o mundo espiritual e a música - tudo isso acompanhado por um bom toque de humor, grandes personagens e uma narrativa emocionante. 

Soul é dirigido por Pete Docter e Kemp Powers, e acompanha o professor de música Joe Gardney (Jamie Foxx) que tem grandes aspirações com o jazz, mas se frustra ao entrar em coma e quase morrer. 

+++LEIA MAIS: 5 detalhes e referências em Soul que você (provavelmente) não percebeu

Nesse momento, o professor vai parar no “Pré-Vida”. No local, a alma do personagem precisa ajudar outra jovem alma a encontrar o propósito na vida - e assim começa a instigante história do filme, que também oferece diversas mensagens universais.

Afinal, qual é o grande propósito da vida? Com essa complexa pergunta, Soul se apresenta como um filme para todos: dos mais novos aos mais velhos. Propondo a todos uma reflexão interna, a produção se apoia em elementos essenciais: da excelente trilha sonora aos toques precisos de humor.

+++LEIA MAIS: Soul retrata de maneira sensível as experiências da vida - e ensina que há beleza nas pequenas coisas [ENTREVISTA]

A produção da Pixar concorre a três categorias no Oscar 2021 (Melhor Trilha Sonora Original, Melhor Filme de Animação e Melhor Som) e tem grandes chances de levar algum prêmio. A Rolling Stone Brasil listou 5 motivos para assistir Soul; confira:

Trilha Sonora

Por acompanhar o amante de jazz Joe Gardner, o filme conta com uma trilha sonora arrepiante que dialoga brilhantemente com a trama. A produção tem composições e arranjos do renomado pianista Jon Batiste, além de uma trilha instrumental original dos premiados Trent Reznor e Atticus Ross.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 curiosidades de Judas e o Messias Negro, indicado a Melhor Filme


Humor 

Soul aborda temas de seriedade sobre vida após a morte (assim como antes do nascimento), mas isso não impediu a Pixar de criar uma história divertida. O humor consegue trabalhar brilhantemente da trama, trazendo um tom amigável à narrativa. O personagem 'good vibes' Moonwind, dublado por Graham Norton, certamente é um dos pontos mais engraçados da trama.


Representatividade

A Pixar tem filmes muito conhecidos, como Toy Story, Monstros S.A., Os Incríveis e Ratatouille. No entanto, Joe Gardney, de Soul, foi o primeiro protagonista negro do famoso estúdio. Além disso, o filme tem co-direção do cineasta negro Kemp Power, que também colaborou no roteiro.

+++ LEIA MAIS: Jamie Foxx sobre ser primeiro protagonista negro da Pixar em Soul: ‘Ótima sensação’


Saúde mental e identificação

Além de tratar sobre o propósito, o filme retrata “almas perdidas” - pessoas desconectadas da vida que se perdem em meio a obsessões e ansiedade. O momento, assim como diversos outros, é uma importante mensagem sobre a necessidade de cuidar da saúde mental, assim como não tornar a vida uma série de movimentos “automatizados”.

Em meio à pandemia, certamente muitos espectadores conseguem se identificar com uma rotina robótica e sem grandes objetivos ou projetos. Soul mostra, através de diversas camadas, que não podemos nos desconectar de nós - e que é preciso empatia para fazer os outros se acharem também.

+++LEIA MAIS: Oscar 2021: 5 detalhes de figurino em A Voz Suprema do Blues [LISTA]


Lição de vida

O que é sucesso? Qual é o nosso objetivo de vida? Soul destrinche a noção de “propósito” para dizer que o mais importante da vida é apreciar quem você é. O filme fala sobre valorizar o que você já tem e constrói gradualmente ao invés de sair em uma busca eterna (e frustrante) por algo que você nunca teve.

A produção possibilita diversas interpretações sobre a vida, os propósitos, espiritualidade e cotidiano. São várias camadas identificáveis e de ensinamentos para os espectadores se conectarem em muitos níveis. Esse é um dos motivos que tornam Soul um filme inesquecível.

+++LEIA MAIS: Globo de Ouro 2021: Nomadland, Borat 2, Soul e The Crown são os grandes vencedores; confira a lista completa


+++ HAIKAISS | MELHORES DE TODOS OS TEMPOS EM 1 MINUTO | ROLLING STONE BRASIL

filme notícia cinema assistir motivos Disney+ Trilha sonora Soul Jazz pixar animação Humor oscar 2021 joe gardney

Leia também

Diddy quer que alegação de 'pornografia de vingança' seja rejeitada em processo


Madonna recebe Salma Hayek vestida de Frida Kahlo em show no México


Rihanna quer se divertir fazendo música e fala sobre R9: 'Será incrível'


Madonna no Brasil: cantora chegou ao Rio de Janeiro nesta segunda, 29


Gérard Depardieu é preso em Paris após denúncias de agressões sexuais


Harvey Weinstein é hospitalizado após ter condenação de estupro anulada